A 24 de maio, pelas 18.00 horas, no auditório da escola sede do AEMM, decorreu um debate alusivo ao tema “Conflito de Gerações??”. Esta ação foi dinamizada pelas psicólogas Sandrine Bernardes e Luísa Oliveira e pela Técnica Superior de Educação Maria João Esteves, em co-organização com Rosa Mendes, na qualidade de docente do AEMM e moderadora do debate e da Associação de Pais do AEMM.
O painel contou com a participação dos pais/encarregados de educação: Goreti Lopes, Paulo Purificação, Luciano Souza e Paula Bessa e dos alunos: David Felgueiras do 6.º C, Letícia Pereira do 7.º B, Candelária Oliveira 10.º A e Gabriel Saraiva do 11.ºC e na qualidade de convidadas: a diretora do AEMM, Olinda Sousa e Filomena Caldas psicóloga/ terapeuta holística/elemento cooptado da CPCJ de Valença.
Com uma plateia repleta, diversificada e interventiva a sessão proporcionou um momento gerador de empatia e capacidade de escuta, discussão e reflexão entre pais, filhos e outros elementos da comunidade contribuindo para entender o que, na atualidade, é gerador de conflitos entre gerações e quais as estratégias para transformar essas diferenças em oportunidades de aprendizagem, compreensão e crescimento.
Em jeito de conclusão ficou a ideia:
“As diferenças de perspetiva entre pais e filhos podem, por vezes, complicar a comunicação, mas também oferecem oportunidades de aprendizagem e compreensão mútua.
Não existe fórmula para evitar as discussões, mas existe a capacidade de dialogar e entender a perspetiva do outro que deve ser aproveitada para fortalecer os vínculos familiares.”