Em 2023 esta iniciativa decorre entre os dias 9 e 14 de outubro e a mesma pretende promover o Programa ERASMUS+ em todo o mundo e dar visibilidade às atividades organizadas pelos benificiários do programa.
Os alunos e professores do ensino básico, ensino secundário regular e ensino profissional, têm participado, em projetos com várias escolas parceiras, no âmbito do Erasmus+, ação-chave 1 e 2, nomeadamente nos projetos “Juntos (con)vivemos”, “Conviviendo en el caminho”; “Cultural Heritage Explorers And Presenters – CHEAP TRIPPS”; “Ecofriendly by Europe” e “Show Courage”.
É de salientar que os projetos de Erasmus+ desenvolvidos entre os anos letivos de 2020 e 2023 contribuíram para a partilha de conhecimentos e experiências, entre todos os participantes da Croácia, Espanha, França, Grécia, Itália, Letónia, Roménia, Polónia, Portugal e Turquia enaltecendo sempre o espírito do Erasmus, tornando-a uma vivência inescurecível e contribuindo para o espírito de cidadania e identidade europeia.
Atualmente, o Agrupamento está a desenvolver intercâmbios com escolas europeias bem como atividades de mobilidade internacional para aprendentes e docentes no âmbito da Acreditação ERASMUS+VET 2021-2027.
Partilho os links do Erasmus+ do nosso Agrupamento:
https://muralhasdominho.com/mobilidades/
https://muralhasdominho.com/erasmus-vet/
Long live Erasmus!
A Coordenadora,
Margarete Rodrigues
Erasmus+ KA121 SCH – Partilha de experiências, práticas e cultura através de Job shadowing – professora e alunos de Monza, Itália
O nosso Agrupamento acolheu entre os dias 07 e 09 de abril, a docente de literatura italiana, Gaia Becchere, do Licei Istituto Maddalena di Canossa, de Monza, Itália.
Ao longo dos três dias, a docente acompanhou os alunos, Tommaso Riga e Annalisa Piovano, conheceu os docentes dos seus alunos, inseridos na turma A do 12º ano, e ainda assistiu às aulas de Inglês, Química, Física e Português Língua de Acolhimento (PLA), na escola-sede.
A professora teve a oportunidade de conhecer mais profundamente a nossa escola através de uma visita guiada, proporcionando uma visão abrangente das instalações, recursos e métodos pedagógicos. Estes momentos foram cruciais para partilhar experiências e comparar abordagens educacionais entre as nossas instituições, permitindo um aprofundamento nos detalhes do sistema educativo, troca de ideias e exploração de possíveis colaborações futuras. Tiveram, ainda, oportunidade de ficar a conhecer os encantos da Fortaleza de Valença e a vila de Monção bem como um pouco da gastronomia e cultura da região.
No âmbito do programa Erasmus+ ação-chave 121 – mobilidade para fins de aprendizagem, os seus alunos, Tomasso Riga, das Ciências Aplicadas e Annalisa Piovano, das Ciências Humanas, vão frequentar, de 8 de abril a 29 de maio, as
disciplinas de Inglês, Português Língua Não Materna, Química, Física, Matemática, Biologia, Psicologia, Aplicações Informáticas e Educação Física e ainda participar nas diversas atividades da escola.
Foi verdadeiramente mais uma oportunidade de partilha de experiências, práticas e cultura, através de Job shadowing, sempre enriquecedoras para os alunos e professores da escola.
A Coordenadora do Erasmus+,
Margarete Rodrigues
Atividade de Job Shadowing – Docentes do CEPA Ramón y Cajal, Madrid no Agrupamento
No decorrer da semana de 11 a 15 de março de 2024, no âmbito do Projeto Erasmus +, ação-chave 1, School Education Staff Mobility, acolhemos, na modalidade de Job Shadowing, os docentes, Alberto Montero, Beatriz Cerro e Pilar Caballero, do CEPA Ramón y Cajal, de Madrid, Espanha.
Estas colegas acompanharam professores portugueses no desenvolvimento das suas atividades letivas diárias, nos diferentes níveis/ciclos de ensino: educação pré-escolar, ensino básico, ensino secundário regular e profissional, e ensino de adultos – Centro Qualifica.
Houve ainda oportunidade para visitar a Escola Básica 1 de Valença, o pavilhão, piscina e biblioteca municipal.
Para além da observação de aulas, partilha de boas práticas, educativas e organizacionais, as atividades incluíram ainda a realização de visitas de âmbito cultural, a museus e monumentos, de modo a dar a conhecer a história da cidade Contrasta. O passeio turístico começou na principal entrada, as Portas do Sol, passeando pelo núcleo museológico, até à Pousada de São Teotónio. Percorreram num passeio turístico, interpretativo do património natural envolvente, e mergulharam numa atmosfera de um passado histórico do nosso país e vizinha Espanha, riquíssimos do
ponto de vista histórico e cultural.
Os docentes tiveram ainda oportunidade de ficar a conhecer um pouco da gastronomia, cultura e tradições da Eurocidade Valença-Tui, da vila mais antiga de Portugal e a cidade berço, de Guimarães.
Foi certamente mais uma oportunidade de partilha de experiências profissionais enriquecedoras para todos. Os docentes mostraram-se muito satisfeitos com a experiência e salientaram vários aspetos positivos, relativamente aos nossos alunos, instalações, projetos implementados e às diversas metodologias adotadas.
Valença, 15 de março de 2024
A Coordenadora do Erasmus+,
Margarete Rodrigues
ERASMUSDAYS NO AEMM
Projeto “Eco-Friendly by Europe” – Mobilidade a Gran Canária
O Agrupamento de Escolas de Muralhas do Minho viajou até à ilha espanhola de Gran Canária,
nos dias 13 a 18 de maio, no âmbito da mobilidade prevista no Projeto Erasmus + “Eco-
Friendly by Europe”.
O nosso agrupamento foi representado pelas alunas Eva Sousa (9ºA), Francisca Carvalho
(9ºB), Margarida Carvalho (9ºB) e Zaida Duque (9ºA), e pelos professores Ângela Evangelista e
Nelson Azevedo.
A aventura começou com a visita ao Poema del Mar Aquarium e à praia de Las Canteras, em
Las Palmas. Estas visitas fizeram compreender que os oceanos precisam da nossa ajuda e
relembrar que os humanos têm muita influência nos seus problemas.
Num segundo momento, todos os participantes foram recebidos na escola anfitriã e tiveram a
oportunidade de conhecer a Câmara Municipal de Santa Lucia, bem como Vegueta e Triana,
duas das mais antigas áreas históricas na capital da ilha.
Nesta mobilidade, foram ainda desenvolvidas várias atividades relacionadas com o tema das
energias renováveis. Assim, participamos numa atividade dinamizada pela plataforma oceânica
da ilha Gran Canária (PLOCAN) e no workshop “Comparison of landscapes and renewable
energy”, na sequência da visita às dunas de Maspalomas e a Roque Nublo.
Atividades culturais, históricas e relacionadas com o ambiente, nomeadamente com as
energias renováveis, permitiram aos participantes testemunhar algumas marcas da ilha.
Não não nos esqueceremos. Os outros alunos dos restantes países (de Espanha, Itália, Grécia
e Croácia) também não, pois experiências como esta deixam marcas importantes nas nossas
vidas.
Obrigado e até breve!
Eis o link da mobilidade: https://padlet.com/nelson_azevedo/eco-friendly-by-europe-di-rio-da-
mobilidade-gran-can-ria-xujgo6zlj483ormt
As alunas Eva Sousa, Francisca Carvalho, Margarida Carvalho e Zaida Duque
Projeto Erasmus+ TRIPPS – Mobilidade na Polónia
No âmbito do projeto Erasmus+, Ação chave 2, “Cultural Heritage Explorers and Presenters TRIPPS” os docentes Margarete Rodrigues e Hélder Domingues participaram e acompanharam os alunos do 12ºC (Francisco Varela, César Moreira, Miguel Fernandes e Néthely Nardi) na última mobilidade do projeto, à Polónia, entre os dias 8 a 12 de maio de 2023.
Logo à chegada em Olpiny, os alunos foram muito bem recebidos pelos professores e pelas famílias de acolhimento.
A mobilidade decorreu de forma excecional, dando oportunidade a todos os participantes de alargar os horizontes no âmbito da cultura polaca, bem conhecida na generalidade. A Escola acolhedora proporcionou-nos momentos verdadeiramente repletos de vivências culturais, no âmbito da música, folclore, cantares, vestuário;
tradições e gastronomia. Relativamente à temática, houve vários workshops, onde os alunos e professores foram convidados a participar no âmbito do restauro e pintura, gastronomia, música e danças tradicionais.
Ao longo de toda a mobilidade efetuaram-se registos de visitas a museus, catedrais, castelos, bem como de regiões de património natural, nomeadamente ao museu Skansen Archeologiczny Karpacka Troja (Carpathian Troy); à Stadnina Koni Huculskich Gładyszów em Regietów; ao museu ao ar livre de Sanok; à mina de
Wieliczka; ao castelo e à catedral Wawel de Cracóvia.
O património natural da região, desde a arquitetura, agroturismo e a mina de sal em Wieliczka, foi o ponto mais alto desta mobilidade. Foi uma viagem memorável histórico-cultural, proporcionada a todos os intervenientes, pelos coordenadores do projeto, alunos e encarregados de educação e pela direção da escola Publiczna Szkoła
Podstawowa, Ołpiny.
No último dia, foi apresentado o trabalho colaborativo dos alunos, que foi projetado e avaliado, tendo sido premiado o melhor vídeo produzido, na ferramenta Openshot, que neste caso, foi o de Portugal.
Na cerimónia de encerramento, foram entregues os certificados de participação a todos os intervenientes, e foi feito um balanço muito positivo deste projeto, que começou no ano letivo de 2020-2021.
Conclui-se, referindo que o projeto contribuiu para a partilha de conhecimentos e experiências, com momentos verdadeiros de aprendizagem, de amizade, entre os participantes da Turquia, Roménia, Itália, Polónia, Portugal, e
Espanha, enaltecendo o espírito do Erasmus, tornando-a uma vivência inescurecível e contribuindo para o espírito de cidadania e identidade europeia.
PROJETO ERASMUS+ “SHOW COURAGE” – MOBILIDADE EM PORTUGAL
Nos dias 24 a 28 de abril, alguns alunos do 11º ano e as professoras, Lucinda Serra, Paula Lages e Margarete Rodrigues, do Agrupamento de Escolas de Muralhas do Minho acolheram em Valença vários alunos e professores oriundos de Espanha (Granada), Martinica (Fort-do-France), Letónia (Jelgava) e Turquia (Managvat), no âmbito do projeto Erasmus+, Ação chave 2, “Show Courage”. Esta mobilidade, a última do projeto, envolveu um total de 40 participantes. Todos desenvolveram várias atividades com o fim de contribuir para os objetivos do projeto. As professoras, cientes de que é fundamental educar, para a inclusão, igualdade, solidariedade, empatia e o respeito, mostraram aos alunos a importância de ter coragem para reagir face a situações de injustiça e de assédio.
Realizou-se, na segunda-feira, a cerimónia de abertura, no auditório, com momentos musicais e workshops. De tarde, a visita começou na Loja de Turismo, nas Portas do Sol, com a exibição de um filme promocional e uma breve introdução à cidade e à sua história. O grupo seguiu, depois, para o Centro de Interpretação dos Castelos e
Fortalezas do Alto Minho, no Paiol de Marte e teve, ainda, a oportunidade de visitar o Núcleo Museológico Municipal, terminando o percurso português na antiga Alfândega de Valença. Posteriormente, seguiram até a Catedral de Tui onde visitaram o Claustro e as cobertas da mesma.
No dia 25 de abril, logo pela manhã, os participantes europeus, tiveram a oportunidade de conhecer a nossa história quanto aos valores vinculados ao Dia da Democracia e da Liberdade. Visitaram a lindíssima Catedral de Santiago de Compostela, e a povoação de Combarro. Pertencente ao município de Poio, Combarro é um lugar rural, povoado por
marinheiros e pescadores, que se destaca pela quantidade de espigueiros (hórreos), bonitos e bem preservados, que estão situados perto da água da Ria de Pontevedra.
Ao longo do terceiro dia, houve apresentações de trabalhos nomeadamente, a lecionação de duas aulas, sobre a temática do bullying e a sua prevenção em contexto escolar.
No dia seguinte, realizou-se a visita à cidade do Porto onde foram conhecer as magníficas pontes que unem as duas margens do Rio Douro, num passeio de barco, das Seis Pontes. Deliciaram-se com uma iguaria da cidade, a francesinha, e depois, o grupo percorreu a Invicta desde a Ribeira, passando pela Rua das Flores, Estação de São Bento,
Sé Catedral do Porto, Avenida dos Aliados até chegar à Torre dos Clérigos.
Finalmente, no quinto dia, desenvolveram-se três atividades, com muito entusiasmo, destacando a oficina: “Flavours of Portugal”, dinamizado pelo Chef Rui, professor de Cozinha, da EPRAMI.
O jantar de encerramento, que contou com a presença da Diretora da Escola, foi verdadeiramente repleto de tradições portuguesas – a gastronomia, a dança e a música: o fado, folclore e o rock português.
Em suma, este projeto “Show Courage” foi uma experiência enriquecedora, com momentos singulares de amizade, que proporcionaram aprendizagens verdadeiramente significativas a todos os participantes, incluindo as famílias
acolhedoras, os quais regressaram mais ricos no conhecimento da realidade educativa, dos costumes e tradições de um país diferente, e com a convicção de que a formação em contexto real é inequivocamente mais completa e significativa na construção do conhecimento de cada indivíduo.
Projeto Erasmus+, ação chave 2, “Show Courage” Mobilidade à Martinique. França
Nos dias 20 a 24 de novembro, decorreu a quarta mobilidade do projeto Erasmus+, ação chave 2, “Show Courage” na cidade de Fort de France, na Martinica. As três alunas do 11°ano e as professoras acompanhantes tiveram a oportunidade de conhecer a história, cultura e tradições de uma região da França cheia de singularidades por estar localizada nos trópicos, no “Mar Caribe”.
A Escola acolhedora, proporcionou-nos momentos repletos de vivências culturais e tradições, no âmbito da música, do folclore e da gastronomia. Ao longo da semana, foram realizadas diferentes atividades nomeadamente uma visita a « Savane des Esclaves », in Trois Ilets; uma atividade num arco tradicional onde o importante é a capacidade de colaboração entre todos os participantes para conseguir que a embarcação navegue com ajuda de todos; visitamos também o jardim botânico com destaque especial para o « Jardin de Balata ».
De salientar a nossa visita á casa de Aimé Césaire, onde tivemos contato com a história do movimento negritude. O Movimento Negritude foi um movimento literário e político que surgiu na década de 1930 e teve grande impacto na Martinica e em outras colônias francesas no Caribe e na África. Foi liderado por três escritores negros francófonos, Aimé Césaire, Léopold Sédar Senghor e Léon-Gontran Damas. O objetivo do Movimento Negritude era afirmar a identidade negra e combater o racismo e a opressão colonial através da valorização da cultura e da história negra. Os escritores negritudinistas celebraram a ancestralidade africana e a cultura negra como fontes de orgulho e inspiração, enquanto denunciavam a dominação cultural e política dos brancos. Aimé Césaire, um dos principais líderes do movimento, foi um poeta, dramaturgo e político martinicano que lutou pela independência de sua ilha natal. Ele escreveu obras importantes como o livro “Cahier d’un retour au pays natal” (Caderno de um Retorno ao País Natal), que é considerado uma obra fundamental do Movimento Negritude. O Movimento Negritude deixou um legado duradouro na Martinica e em outras partes do mundo onde os negros foram colonizados e oprimidos. Ele contribuiu para a formação de uma consciência negra, incentivando a autoafirmação e o empoderamento dos povos negros e a luta contra a discriminação racial.
Ao longo da mobilidade houve workshops, apresentações de trabalhos nomeadamente, a lecionação de duas aulas, sobre a temática do bullying e a sua prevenção em contexto escolar.
Os alunos dos diferentes países lecionaram duas aulas de 45 minutos, para os alunos turcos. No caso das alunas portuguesas, foram visualizados vídeos e analisadas situações de bullying, onde as jovens ‘docentes’ portuguesas, puseram em prática, em língua inglesa, os planos de aula, construídos em Portugal. As atividades, previamente preparadas, incluíam estratégias motivadoras com recurso à tecnologia e à música.
Em sumo, esta mobilidade foi uma viagem singular e memorável na medida que proporcionou a todos momentos verdadeiros de aprendizagem, de amizade, de partilha de conhecimentos e experiências, de conhecimento da cultura do povo da Martinica, enaltecendo o espírito do Erasmus +, tornando-a uma vivência inesquecível.
ERASMUS “EcoFriendly By Europe” – Mobilidade a Valência
O projeto “Eco-Friendly By Europe” teve a sua 5ª mobilidade em Valência entre os dias 6 e 10 de março. Os alunos João Quintião (9ºD), Maria Silva (9ºA) e Tiago Garcéis (9ºB), acompanhados dos docentes Nelson Azevedo e Rui Rema representaram o nosso agrupamento nesta deslocação à escola parceira de Tavernes de Valldigna, num encontro subordinado à temática da sustentabilidade ambiental na cultura dos 5 países participantes (Portugal, Espanha, Itália, Grécia e Croácia).
Durante os três dias de atividades do programa, os participantes trocaram ideias e apresentaram projetos sobre as a necessidade de adequar as diversas expressões das culturas locais de cada uma das seis comunidades participantes à sustentabilidade ambiental. A escola anfitriã está inserida na Comunidade Valenciana, e pudemos assistir a uma celebração comunitária com grande impacto a nível internacional, as Fallas, património da Humanidade desde 2016.
O evento consiste na construção comunitária de umas esculturas de grande valor artístico com o nome de ninot, tendo os cerca de 40 alunos participantes no programa construído um ninot com símbolos culturais dos seus países. A nossa escola fez-se representar com um Galo de Barcelos, construído pelos 3 alunos participantes, com a orientação da Professora Filomena Ferreira.
No dia final da nossa permanência por terras de nuestros hermanos, o projeto presenteou os alunos com uma entrada nas principais atrações da Ciutat de les Arts i les Ciències, uma área de museus criada pelo famoso arquiteto Santiago Calatrava.
Um balanço bem positivo para todos os intervenientes, ansiando pela mobilidade final na Gran Canária, no mês de maio, onde será feito um o encerramento deste projeto que começou no ano letivo de 2020-2021. Até breve!
Job shadowing – Colegas do Lycée Général et Technologique Honoré de Balzac de França, na escola
No âmbito do programa Erasmus+ School Education Staff Mobility, as docentes, Pilar Marian, coordenadora do projeto Erasmus+; Sonsoles Serrano e Maria Piedade Favero, do Lycée Général et Technologique Honoré de Balzac, de Paris, França, realizaram a atividade de Job shadowing na escola-sede, de 16 e 17 de março de 2023.
Durante os dois dias, visitaram as instalações da escola; assistiram às aulas de Línguas nas turmas do 5ºC, 7ºB, 8ºA, 8ºB, 8ºE, 9ºA, 9ºC e 11ºA bem como às aulas de Educação Física do 9ºA e de Matemática do 12ºB. Interagiram com os alunos e tiveram a oportunidade de assistir as aulas com alunos de medidas adicionais, algo excecional, pelo facto que não há muitos alunos de medidas adicionais na sua escola. Tiveram, ainda, oportunidade em conhecer mais sobre o património cultural e gastronómico da Eurocidade Valença-Tui.
Foi mais uma oportunidade de partilha de experiências profissionais enriquecedoras para a nossa escola. As docentes mostraram-se muito satisfeitas com a experiência e salientaram vários aspetos positivos, relativamente às instalações da escola-sede e da EB1 de Valença, e às metodologias adotadas.
Um muito obrigado!
Projeto Erasmus+ TRIPPS – Mobilidade à Turquia
No âmbito do projeto Erasmus+, Ação chave 2, “Cultural Heritage Explorers and Presenters – TRIPPS” as docentes Margarete Rodrigues e Hélder Domingues participaram e acompanharam os alunos
do 12º C (Gonçalo Torre, Ivo Brito, Samuel Magalhães e Rúben Silva) na Mobilidade a Fethiye na Turquia, entre os dias 6 e 10 de março de 2023. Logo à chegada, todos os alunos foram muito bem recebidos pelas famílias de acolhimento.
A mobilidade decorreu de forma excecional, dando oportunidade a todos os participantes, de alargar os horizontes no âmbito da cultura turca, pouco conhecida na generalidade. A Escola acolhedora
proporcionou-nos momentos verdadeiramente repletos de vivências culturais, no âmbito da música, folclore, cantares, vestuário, tradições e gastronomia. Inerente à temática, houve vários workshops,
onde os alunos e professores foram convidados a participar no âmbito da pintura, música e cerâmica.
Ao longo de toda a mobilidade efetuaram-se registos de museus, mesquitas, castelos, ruínas arqueológicas, fauna e flora da região, nomeadamente visitas ao castelo Bodrun; Stratonikela (sítio de
arqueologia); Oludeniz (Blue Lagoon); Kayakoy (casas fantasmas); Letoon e Patara (cidades antigas e praia considerados património mundial da UNESCO).
O património natural da região tão apelativo por turistas de todo o mundo, bem como para a prática de desportos radicais e náuticos, sendo o ponto mais alto desta mobilidade a visita ao Kanyon
Giris. Foi uma viagem memorável histórico-cultural, proporcionada a todos os participantes, pela coordenadora do projeto, professora Seher Dirik, alunos e encarregados de educação e a direção do
Fethiye Omer Ozyer Anadolu Lisesi.
Esta mobilidade aportou a partilha de conhecimentos e experiências, enaltecendo o espírito do Erasmus, tornando-a uma vivência inesquecível num contexto europeu.
Por último, o trabalho colaborativo dos alunos foi projetado e avaliado, tendo sido premiado o melhor vídeo.
Partilho vídeo criado pela equipa de Portugal sobre a mobilidade a Fethiye, Turquia – https://youtube.com/watch?v=69-glsINpjU&si=EnSIkaIECMiOmarE
Realizado em Dalaman Airport no dia 11/03/2023
Margarete Rodrigues e Hélder Domingues
Projeto Erasmus+ “Ecofriendly by Europe” – mobilidade em Atenas, Grécia
O Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho viajou até à cidade de Atenas, na Grécia, entre os dias 22 e 27 de janeiro no âmbito da mobilidade prevista no Projeto Erasmus+ KA229 “Ecofriendly by Europe”.
A nossa escola esteve representada pelos alunos Beatriz Lopes, do 9.ºA; Ana Catarina Rodrigues, Pedro Sousa e Tomás Gomes, do 9.ºB, e os professores Margarete Rodrigues e Rui Rema.
A primeira aventura começou no centro da cidade, no Acrópole, em Atenas, onde os alunos puderam visitar alguns espaços icónicos e milenares, como o Partenon e o Erecteion. Foi visitada a Acrópole desde a colina de Filopapo, com o monte Licabeto por detrás; o Parlamento Helénico na Praça Sintagma; o Zappeion; o Estádio Olímpico de Atenas e a Praça Monastirací.
Num segundo momento, todos os participantes tiveram a oportunidade de conhecer as instalações da Câmara Municipal de Atenas bem como o Museu Arqueológico da Acrópole, com todos os artefatos encontrados na rocha da Acrópole e nas encostas vizinhas, desde a Idade do Bronze grega até a Grécia dos períodos romano e bizantino.
Nesta mobilidade, foram desenvolvidas várias atividades relacionadas com o tema das mudanças climáticas. Assim, os alunos participaram nos workshops “The climate is changing”, “Saving Energy Labs+ Create Ecocode”, “The Green City – Recycling at school”,”Circular Economy”; “Food waste Lab” e, ainda visitaram o centro de sustentabilidade e o Parque Stavros Niarchos, uma das maiores áreas verdes de Atenas, com 21 hectares. A construção do SNFCC e do Stavros Niarchos Park contribuíram significativamente para a revitalização do bairro Kallithea de Atenas e da área à beira-mar Faliro Delta após anos de abandono.
Atividades de preservação do ambiente, culturais, históricas e evidências milenares (que são tudo menos pegadas digitais), seguiram-se e os alunos puderam testemunhar algumas marcas da grandiosidade grega.
Os nossos alunos não irão esquecer. Os outros alunos dos restantes países parceiros (da Croácia, Grécia, Itália e Espanha) também não, pois experiências desta natureza são sempre marcos importantes na sua vida. Agradecimentos à professora coordenadora Maria Rentziou, responsável pela equipa de Erasmus+, da escola 102 Dimotiko Scholeio Athinon, e às suas excelentes colegas pela total disponibilidade, responsabilidade e simpatia, e também aos nossos queridos parceiros. Todos são unânimes em considerar esta experiência como muito positiva, enriquecedora e recomendável.
Um muito obrigado
Σας ευχαριστώ πολύ
Eis o link da mobilidade:
https://padlet.com/margarete_rodrigues/rxbo8v38hgz1jgf4
Projeto Erasmus+, ação chave 2, “Show Courage” – Mobilidade à Turquia
Nos dias 7 a 11 de novembro, decorreu a terceira mobilidade do projeto Erasmus+, ação chave 2, “Show Courage” na cidade de Manavgat, na região de Antalya. As três alunas do 11°ano e as professoras acompanhantes tiveram a oportunidade de conhecer a história, cultura e tradições de um povo, descendente do Império Otomano.
A Escola acolhedora, Namik Karamanci Fen Lisesi, proporcionou-nos momentos repletos de vivências culturais e tradições, no âmbito da música, do folclore e da gastronomia. Ao longo da semana, visitamos, o Grand Bazaar, as cataratas de Manavgat, a mesquita Külliye, uma fábrica de delícias turcas, vários museus e a cidade portuária da Side, onde tivemos a oportunidade de visitar o anfiteatro romano e o templo de Apollo.
O património natural da cidade turística de Alanya, foi o ponto fulcral de um dos passeios culturais que foram proporcionados, a visita à gruta Damlataş e à Praia de Kleópatra onde, segundo refere a lenda, a rainha egípcia nadava. Também visitamos o castelo de Alanya, com a sua muralha da era seljúcida transformado, em museu ao ar livre, situado num penhasco rochoso acima da península.
No dia 10 de novembro, foi notório, na escola e em toda a cidade, a comemoração e homenagem, realizada ao fundador da República da Turquia, Mustafa Kemal Atatürk.
Ao longo da mobilidade houve workshops, apresentações de trabalhos nomeadamente, a lecionação de duas aulas, sobre a temática do bullying e a sua prevenção em contexto escolar.
Os alunos dos diferentes países lecionaram duas aulas de 45 minutos, para os alunos turcos. No caso das alunas portuguesas, foram visualizados vídeos e analisadas situações de bullying, onde as jovens ‘docentes’ portuguesas, puseram em prática, em língua inglesa, os planos de aula, delineados em Portugal. As atividades, previamente preparadas, incluíam estratégias motivadoras com recurso a utilização de tecnologia, com o intuito dos alunos poderem desenvolver os 4Cs em sala de aula, ou seja, a comunicação, a criatividade, a colaboração e o ‘critical thinking’.
No último dia os participantes de cada país, procederam a plantar uma árvore, proveniente de Portugal, num canteiro intitulado ‘Memorial Erasmus + Garden’. Numa segunda atividade, cada participante colocou uma fitinha na “Wish tree” ao mesmo tempo que solicitava um desejo.
Em sumo, esta mobilidade foi uma viagem singular e memorável na medida que proporcionou a todos momentos verdadeiros de aprendizagem, de amizade, de partilha de conhecimentos e experiências, de conhecimento da cultura do povo turco, enaltecendo o espírito do Erasmus +, tornando-a uma vivência inesquecível num contexto europeu.
Projeto Erasmus+ TRIPPS – Mobilidade à Roménia
No âmbito do projeto Erasmus+, Ação chave 2, “Cultural Heritage Explorers and Presenters – TRIPPS” as docentes Margarete Rodrigues e Eulália Penas participaram e acompanharam os alunos do 12º C (Alexandre Oliveira, João Ferreira, Kewer Rodrigues e Pedro Fontes) na Mobilidade à Roménia (Suceava), entre os dias 3 e 7 de outubro de 2022.
A mobilidade decorreu de forma excecional, dando oportunidade a todos os participantes de alargar os horizontes no âmbito da cultura romena, pouco conhecida na generalidade. A Escola acolhedora proporcionou-nos momentos verdadeiramente repletos de vivências culturais, no âmbito da música, folclore, cantares, vestuário e gastronomia. Inerente à temática, houve vários Workshops, onde foram convidados os experts – o jornalista e editor do jornal local, Tiberiu Avram, bem como a jornalista e repórter da TVR, Raluca Aftene que apresentaram as técnicas da narrativa na edição de vídeos, elementos a ter em conta para o produto final da mobilidade – vídeo promocional da Roménia.
Ao longo de toda a mobilidade efetuaram-se registos de museus, mosteiros, muralha, fauna e flora da região Bukovina, nomeadamente visitas a Campulung Moldovenesc (Museu da Arte da Madeira); Gura Humorului (Mosteiro Voronet); Suceava (Museu Nacional da História de Bukovina) e a vista panorâmica de Palma.
O património natural da região, desde a arquitetura, turismo de habitação rural à exibição de cavalos e passeio em carroças tradicionais, bem como a prática de equitação foi o ponto fulcral desta mobilidade que ainda, culminou na visita ao Village Museum, onde os alunos tiveram a oportunidade de assistir a uma atividade de pintura de ovos tradicionais, alusivos à época pascal, com a artista local Celica Nistor. Foi uma viagem memorável histórico-cultural, proporcionada a todos os intervenientes, pelas coordenadoras do projeto, alunos e encarregados de educação e a direção do Colegiul National Mihai Eminescu. Esta mobilidade aportou a partilha de conhecimentos e experiências, enaltecendo o espírito do Erasmus, tornando-a uma vivência inesquecível num contexto europeu.
Por último, o trabalho colaborativo dos alunos foi projetado e avaliado, tendo sido premiado o melhor vídeo.
Bun venit la Erasmus!
Vă mulțumesc foarte mult.
https://padlet.com/eulaliapenas1/wspghx8fv8ma8mhm
ERASMUS + KA2 Projeto “Show Courage”
As professoras Lucinda Serra e Paula Lages, juntamente com três alunas do décimo primeiro ano do nosso Agrupamento participaram, de 26 a 30 de setembro de 2022, numa mobilidade ERASMUS+ KA2, no âmbito do projeto “Show Courage”, tendo sido recebidos na escola Jelgavas Valsts gimnãzya, na cidade de Jelgana na Letónia.
Com professores da Espanha, França, Letónia e Turquia, tiveram a oportunidade de ficar a conhecer o funcionamento da escola anfitriã onde começaram por ser recebidos pelo diretor.
Os alunos dos diferentes países envolvidos na mobilidade participaram em vários workshops no sentido de sensibilizar para o problema do bullying. Foram desenvolvidas atividades favorecedoras da empatia, a solidariedade e a tomada de posição perante situações de assédio.
As professoras voltaram com a certeza renovada de que é fundamental educar para a igualdade, solidariedade, empatia e o respeito mostrando aos nossos alunos a importância de ter coragem para reagir face a situações de assédio e injustiça.
Foi uma experiência singular, com momentos que proporcionaram aprendizagens significativas a todos os participantes, os quais regressaram mais ricos no conhecimento da realidade educativa, dos costumes e tradições de um país diferente, e com a convicção de que a formação em contexto real é inequivocamente mais completa e significativa na construção do conhecimento de cada indivíduo.
JOB SHADOWING NA ESCOLA – PROFESSORAS DA ESLOVÉNIA
Nos dias 27 e 29 de setembro de 2022, no âmbito do Projeto Erasmus +, ação-chave 1, School Education Staff Mobility, o Agrupamento acolheu na escola, as professoras Aurora Calvet e Evelina Kravanja, da escola Osnovna Sola Simona Gegorcica Kobarid da Eslovénia, para uma experiência de job shadowing.
As docentes tiveram a oportunidade de observar práticas pedagógicas, desde do pré-escolar ao ensino secundário. Para além da observação de aulas e partilha de materiais e boas práticas, as atividades incluíram ainda a realização de uma oficina de culinária e visitas de âmbito cultural, a museus e monumentos, de modo a dar a conhecer a história da cidade Constrasta. O passeio turístico começou na principal porta de entrada, Portas da Coroada, passeando pelo Paiol do Campo de Marte, Capela do Bom Jesus e aqui o santo São Teotónio, o primeiro santo português, hoje padroeiro desta cidade. Percorreram num passeio turístico, interpretativo do património natural envolvente, e mergulharam numa atmosfera de um passado histórico do nosso país e vizinha Espanha, riquíssimos do ponto de vista histórico e cultural.
Houve ainda oportunidade para visitar outros espaços importantes da vida quotidiana da cidade, em particular, a Academia de Música da Fortaleza de Valença, a Piscina e a Biblioteca Municipal.
Erasmus + “Ecofriendly by Europe” em Valença
Em vésperas de viajarmos até Milão na terceira mobilidade do projeto Erasmus + “Ecofriendly by Europe”, relembramos como foi a segunda mobilidade, que teve lugar em Valença, entre os dias 7 e 9 de junho último.
Com o propósito de debatermos e praticarmos o que é ser um Eco-Cidadão, o programa das atividades foi variado e abordado com entusiasmo pelos cerca de 60 participantes (45 alunos e 16 professores) oriundos das escolas parceiras de Glina (Croácia), Gran Canária e Valência (Espanha), Atenas (Grécia) e Milão (Itália).
No 1º dia fomos recebidos pela Srª Diretora, Olinda Sousa, e fomos brindados com um pouco da cultura portuguesa, seja com a música do X e Y, quer com a voz da Carolina Barbosa, que encantou com o nosso eterno fado.
Estivemos de seguida a debater conceitos da Cidadania Ambiental (o Kahoot é sempre um jogo que todos gostamos!) e demos o exemplo, com a oferta a todos os participantes de um saco de compras, para evitarmos o plástico. Apresentamos depois as nossas ideias para uma cidade sustentável. Talvez mais cedo do que imaginamos seja possível viver num destes locais tão agradáveis!…
De tarde, foi a vez da receção na Câmara Municipal de Valença, o que elevou a responsabilidade de todos, cidadãos e entidades públicas! Estaremos todos aqui para ajudar nesta causa.
Por fim, estivemos a criar um compromisso público com a criação de um mural coletivo dentro das nossas instalações.
No 2º dia, visitamos com os nossos guias locais o nosso ex-libris: a Fortaleza de Valença, descobrindo alguns recantos dignos de fotografia para mais tarde recordar! A tarde foi o momento para recriar a nossa cultura local, com um conjunto de jogos tradicionais (a cabra-cega e a corrida de sacos na Ponte Internacional, com as trapicheiras à mistura), e depois os cestos! Que atividade!
PROGRAMA ERASMUS+ VET – JOB SHADOWING EM VALÊNCIA
Nos dias 25, 26 e 27 do mês de maio, a professora Margarete Rodrigues, docente de Inglês, do grupo disciplinar 330, participou no projeto Erasmus n. º2021-1-PT01-KA121-VET-000011060, na atividade de job shadowing no Institut d’Educació Secundària Federica Montseny, desenvolvida em Burjassot, Valência, Espanha.
A atividade consistiu fundamentalmente na visita à escola e às diversas empresas, situadas na região. As atividades foram organizadas em diferentes momentos, sendo alguns de aulas assistidas, outros de visita às instalações, visita a empresas no âmbito da formação em contexto de trabalho do ensino profissional e alguns ainda de partilha de experiências e vivências em termos de métodos e sistema de ensino nos dois países.
Sistema de ensino esse, com vários pontos em comum, mas outros muito díspares motivados pelo contexto social, humano e político que ainda separa os dois países, nomeadamente em termos de horário letivo, infraestruturas e planificações das aulas.
O contacto e tomada de consciência de diferentes realidades contribuiu para enriquecer esta docente em termos pessoais e profissionais, assim como os demais professores com os quais partilharam estas experiências.
A docente partilha a experiência através de um mural digital, eis o link: https://padlet.com/margarete_rodrigues/ozkw6yez8mynbd4h
Job shadowing – professora da República Checa, na escola após oito anos
No âmbito do Erasmus+ School Education Staff Mobility, a professora de Inglês, Zuzana Šteklová, coordenadora do Departamento de Línguas e do projeto Erasmus+, da escola Gymnázium Sokolov a Krajské vzdělávací centrum, da República Checa, realizou a atividade de Job shadowing na escola-sede, de 20 a 22 de abril.
Durante os três dias, visitou as instalações da escola; assistiu às aulas nas turmas do 6ºA, 7ºB, 8ºA, 8ºC, 8ºD, 9ºC e 10ºA, interagiu com alguns alunos, particularmente na atividade interdisciplinar do 10ºA no âmbito das disciplinas de Português e Inglês. Ainda, teve a oportunidade de ajudar uma aluna de medidas adicionais do 8ºC, algo excecional, pelo facto que não há alunos de medidas adicionais na sua escola. Teve, ainda, oportunidade em conhecer mais sobre o património cultural e gastronómico da nossa região.
Desta forma, foi possível retomar o projeto que já havia sido iniciado no ano letivo de 2019/2020, mas que, lamentavelmente, teve de ser adiado, devido à situação pandémica. Foi mais uma oportunidade de partilha de experiências profissionais enriquecedoras para a nossa escola. A professora mostrou-se muito satisfeita com a experiência e salientou vários aspetos positivos, relativamente à nossa escola, e às metodologias adotadas.
Projeto Erasmus+ TRIPPS – Mobilidade em Portugal
Nos dias 02 a 06 de maio, o(a)s aluno(a)s e professoras do Agrupamento de Escolas de Muralhas do Minho acolheram vários alunos(a)s e professor(a)es oriundo(a)s de Turquia, Roménia, Itália, Polónia e Espanha, no âmbito do projeto Erasmus+, Ação chave 2, “Cultural Heritage Explorers and Presenters – TRIPPS”. Este projeto envolveu um total de 15 professores e 44 alunos. Teve como objetivo principal conhecer a herança cultural de quatro cidades, nomeadamente, Valença, Viana do Castelo, Porto e Tui (Eurocidade Valença-Tui). Todos os intervenientes desenvolveram várias atividades com o fim de contribuir para os objetivos do projeto.
No primeiro dia, realizou-se a cerimónia de abertura com a Diretora da Escola, houve momentos musicais, contando com a presença da técnica Maria João Esteves e dois alunos do 9.ºA; e dois workshops, o primeiro, onde foram explicadas todas as fases de elaboração de um vídeo, na ferramenta “Openshot”; o segundo, uma atividade de interdisciplinaridade de português e de inglês, intitulada “Feeling Camões”. De tarde, destaca-se a receção dos participantes na Câmara Municipal de Valença, onde foram recebidos pelo Presidente da Câmara e Vereador da Cultura, seguindo-se a visita à Fortaleza destacando-se a Igreja de Santo Estevão, Estátua de S. Teotónio, Capela de Bom Jesus e o Paiol do Campo de Marte.
No segundo dia, todos os participantes, visitaram Viana do Castelo, salientando-se a visita ao centro interpretativo do Caminho Português da Costa, navio Gil Eannes, museu do Traje e ao santuário do Sagrado Coração de Jesus – Monte de Santa Luzia.
No terceiro dia, assistiram a um workshop sobre a ferramenta “Canva”, seguindo-se a visita à feira tradicional, e finalmente uma festa intercultural, com comida, folclore e música popular.
No quarto dia, realizou-se a visita à cidade do Porto onde foram visitados vários monumentos, destacando-se a Igreja S. Francisco, Catedral do Porto, a Torre dos Clérigos e ainda, a visita à Livraria Lello.
Finalmente, no quinto dia, desenvolveram-se atividades no âmbito da Eurocidade Valença-Tui, destacando-se a visita à Catedral e o passeio de barco no Rio Minho.
Na cerimónia de encerramento, com a presença da Diretora da Escola, do Presidente da Câmara e Vereador da Cultura foi apresentado o trabalho colaborativo do(a)s aluno(a)s, que foi projetado e avaliado, tendo sido premiado o melhor vídeo produzido, na ferramenta Openshot, que neste caso foi o da Roménia.
Conclui-se, referindo que o projeto contribuiu para a partilha de conhecimentos e experiências, entre os participantes da Turquia, Roménia, Itália, Portugal, Polónia e Espanha, enaltecendo o espírito do Erasmus, tornando-a uma vivência inescurecível e contribuindo para o espírito de cidadania e identidade europeia.
Um bem-haja ao projeto Erasmus!
ERASMUS + KA2 Projeto “Show Courage”
As professoras Lucinda Serra e Paula Lages, juntamente com três alunos do décimo ano do nosso Agrupamento, participaram, de 24 a 30 de abril, numa mobilidade ERASMUS+ KA2, no âmbito do projeto “Show Courage”, tendo sido recebidos no Colégio San Isidoro, na cidade de Granada em Espanha.
Com professores de Espanha, França, Letónia e Turquia, tiveram a oportunidade de ficar a conhecer o funcionamento da escola anfitriã onde começaram por ser recebidos pelo diretor. Foi percetível um forte envolvimento dos alunos na vida do estabelecimento e nos múltiplos projetos que este desenvolve.
Os alunos dos diferentes países envolvidos na mobilidade participaram em vários workshops no sentido de sensibilizar para o problema do bullying. Foram desenvolvidas atividades favorecedoras da empatia, a solidariedade e a tomada de posição perante situações de assédio.
Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a Alhambra, monumento património da humanidade e a cidade de Granada, a sua história, tradições e costumes. Foram recebidos pelo vereador da Educação na Câmara Municipal de Granada.
As professoras voltaram com a certeza renovada de que é fundamental educar para a igualdade, solidariedade, empatia e o respeito mostrando aos nossos alunos a importância de ter coragem para reagir face a situações de assédio e injustiça.
Foi uma experiência singular, com momentos que proporcionaram aprendizagens significativas a todos os participantes, os quais regressaram mais ricos no conhecimento da realidade educativa, dos costumes e tradições de um país diferente, e com a convicção de que a formação em contexto real é inequivocamente mais completa e significativa na construção do conhecimento de cada indivíduo.
Erasmus+ KA1 – Conflict Management, Emotional Intelligence and Bullying Prevention
Modalidade: Curso estruturado
Local: Berlim, Alemanha
Data de realização: 4 a 9 de abril de 2022
Docentes: Rosa Maria Ribeiro e Lucília Morais
O curso proporcionou momentos de encontro e reflexão entre professores de várias nacionalidades, backgrounds e contextos, cujos problemas são mais homogéneos do que seria expectável.
O grupo de trabalho era constituído por docentes de Espanha, Malta, Países Baixos e Portugal. O relato da sua experiência individual permitiu conhecer programas europeus de intervenção antibullying com resultados sustentados.
O KiVa, por exemplo, desenvolvido pela Universidade de Turku, na Finlândia, foi o programa antibullying que serviu de inspiração para o modelo espanhol. Baseia-se em evidências, o que significa que a sua eficácia está cientificamente comprovada, oferecendo um vasto conjunto de ferramentas e materiais para prevenção, remediação e monitorização de casos de bullying.
Durante a formação foi dado um especial enfoque às competências socioemocionais e às estratégias para as desenvolver em sala de aula, de modo a promover a integração social e um relacionamento interpessoal saudável.
Projeto Erasmus+ KA229 – “Eco friendly by Europe”
Entre os dias 27 de março e 1 de abril, realizou-se a primeira mobilidade – à escola Osnova Skola Glina, na Croácia – no âmbito do projeto Erasmus+ KA229 – “Eco friendly by Europe”.
A nossa escola esteve representada pelos alunos Déborah Silva, Mariema Conde, Marcos Oliveira e Rita Cerqueira, do 8.ºA, e as professoras Ana Cristina Pedreiras e Ângela Evangelista. Na Croácia, também estiveram presentes alunos e professores das escolas parceiras, a saber: da Grécia (Atenas) e de Espanha (Gran Canária e Valência). Na impossibilidade de viajarem, os alunos italianos (Milão) participaram em algumas atividades por videoconferência.
Nesta mobilidade, foram desenvolvidas várias atividades relacionadas com o tema da água. Assim, os alunos participaram nos workshops “Water – The source of life”, “Art Eco” e “Technology in green” e visitaram o aquário Vodič kroz Aquatiku, em Karlovac. Para além destes momentos de aprendizagem, não faltaram oportunidades para a partilha de vivências, experiências e conhecimentos, promovendo, deste modo, o desenvolvimento de competências pessoais e sociais e o espírito de cidadania europeia.
De referir finalmente que esta mobilidade foi objeto de uma reportagem da televisão pública croata.
Em junho, a segunda mobilidade do projeto realizar-se-á na nossa escola.
Mobilidade do projeto “Conviviendo en el caminho” em Valença
Nos dias 27 a 30 de março, os alunos e professoras do Agrupamento de Escolas de Muralhas do Minho acolheram vários alunos e professores oriundos de Lugo (Espanha), Toulouse (França) e Todi (Itália), no âmbito do projeto Erasmus K229, cujo tema aglutinador é os caminhos de Santiago – “Conviviendo en el camino”. Este projeto envolveu um total de 12 professores e 40 alunos.
Todos os intervenientes desenvolveram várias atividades com o fim de contribuir para os objetivos do projeto. Logo no primeiro dia, no Domingo, houve uma caminhada à Fortaleza e à Senhora da Cabeça. Das diferentes atividades, destacam-se a receção dos participantes na Câmara Municipal, visita à Igreja de S. Francisco do Porto e à Catedral de Tui. Esta mobilidade abordou a partilha de conhecimentos e experiências, enaltecendo o espírito do Erasmus, tornando-a uma vivência inesquecível e contribuindo para o espírito de cidadania e identidade europeia. Também centrou o ensino e a aprendizagem das diversas disciplinas em contextos reais, com significado para os alunos particularmente nesta fase de conclusão do seu ciclo escolar no âmbito dos cursos do ensino secundário do 12ºano, captando o interesse e a motivação de todos, dotando-os de competências e “alicerces” para o ensino superior e para o mundo do trabalho, proporcionando-lhes uma elaboração de um passeio turístico, interpretativo do património natural envolvente, e mergulhar numa atmosfera de um passado histórico do nosso país e vizinha Espanha, riquíssimos do ponto de vista histórico, cultural e turístico.
Um bem-haja ao projeto Erasmus!
Margarete Rodrigues
Projeto Erasmus+ TRIPPS – Espanha
E+TRIPPS Videomaking IES Fuentesaúco
No âmbito do projeto Erasmus+, Ação chave 2, “Cultural Heritage Explorers and Presenters – TRIPPS” as docentes Margarete Rodrigues, do grupo disciplinar 330 e Eulália Penas, do grupo disciplinar 430, participaram e acompanharam os alunos do 10º A (Letícia Figueira e Vera Oliveira), 11º C (Duarte Lima e Inês Rodrigues), 12º B (Joana Moreira) e 12º C (João Stamile) na Mobilidade a Espanha, entre os dias 14 a 18 de março de 2022.
Esta mobilidade teve como objetivo principal conhecer a herança cultural de três cidades, nomeadamente, Fuentesaúco, Zamora e Salamanca. Os alunos foram dotados com ferramentas para a edição e publicação de vídeos. Num primeiro momento, todos os participantes tiveram a oportunidade de frequentar um Workshop onde foram explicadas todas as fases de elaboração de um vídeo, bem como todas as tarefas inerentes a cada função atribuída e ainda, utilizaram câmaras de filmagem e equipamentos de som. Num segundo momento, usufruíram de uma sessão explicativa sobre a ferramenta Shotcut. Posteriormente, os alunos, em grupos, recolheram evidências alusivas à temática a ser trabalhada, visitando vários monumentos emblemáticos das cidades de: Fuentesaúco – Câmara Municipal, onde foram recebidos pelo Presidente; Zamora – Igreja de San Pedro de la Nave e Catedral; Salamanca – Las Arribes del Duero, Fermoselle (Casa del Parque), Catedral e a emblemática, Plaza Mayor. Também, houve a oportunidade de conhecer o percurso do rio Douro, que culminou numa visita pedestre a Miranda do Douro, em Portugal.
Por último, o trabalho colaborativo dos alunos foi projetado e avaliado, tendo sido premiado o melhor vídeo.
Uma viagem memorável histórico-cultural incluindo a gastronomia, música e folclore foi proporcionada a todos os intervenientes pelo Diretor da escola acolhedora, Instituto de Educación Secundária, Fuentesaúco, Professor Ángel Rodriguez Carrasco, conjuntamente com a sua equipa de Erasmus+, coordenada pela professora Susana Arroyo Hernandez.
Esta mobilidade aportou a partilha de conhecimentos e experiências, entre os participantes da Turquia, Roménia, Itália, Portugal, Polónia e Espanha, enaltecendo o espírito do Erasmus, tornando-a uma vivência inesquecível e contribuindo para o espírito de cidadania e identidade europeia.
Bem-haja ao Erasmus+! Até à próxima mobilidade em Valença que decorrerá entre os dias 2 e 6 de maio.
Professoras – Margarete Rodrigues e Eulália Penas
Aluno(a)s – João Stamile, Duarte Lima, Inês Rodrigues, Joana Moreira, Letícia Figueira e Vera Oliveira
Projeto Erasmus+ “Conviviendo en el camino”
Entre os dias 13 e 18 do mês de Fevereiro, as professoras Margarete Rodrigues, Lígia Pereira e Dulcínea Almeida acompanharam um grupo de alunos do 12º ano de escolaridade na segunda mobilidade no âmbito do projeto Erasmus + “Conviviendo en el caminho”, a Todi em Itália. Este projeto está a ser desenvolvido em parceria com uma escola de Lugo, Espanha; outra de Toulouse, França e outra de Todi e tem como objetivos fundamentais: promover do conhecimento do património cultural nas diferentes regiões, especialmente o vinculado ao Caminho de Santiago no âmbito educativo; promover estilos de vida saudáveis privilegiando o contacto com a natureza e o convívio saudável entre os jovens e promover da consciência europeia. Este projeto teve início em 2019 mas, dada a situação de pandemia, só este ano se conclui com a criação de quatro Associações Juvenis com objetivo da divulgação dos caminhos e a promoção dos valores a eles associados.
No dia 13 realizou-se a viagem; os alunos estavam expectantes, mas animados; para um seria o batismo de voo, para todos, estreantes nestes projetos, a ansiedade era muita.
Durante essa semana as professoras e alunos tiveram a oportunidade de conhecer colegas de uma outra cultura e conhecer a riqueza da história e património de Todi relacionado com o percurso do caminho de santiago italiano e os caminhos franciscanos na região berço de São Francisco de Assis. Foi uma semana de intenso trabalho colaborativo entre todos os alunos aprofundando os seus conhecimentos sobre a vida de são Francisco de Assis e o caminho.
Os alunos participantes avaliam muito positivamente esta experiência tanto pelos conhecimentos adquiridos, como pelo convívio proporcionado; consideram que estes projetos são muito importantes para o seu crescimento enquanto indivíduos.
Os professores participantes concluíram que esta mobilidade foi bastante enriquecedora, tanto pelo trabalho desenvolvido como pela partilha de experiências e dificuldades entre os professores das diferentes nacionalidades, mas também, pelo cenário histórico envolvente. Experienciou-se o verdadeiro espírito de “peregrino”.