O Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho, em colaboração com o Centro de Formação Vale do Minho e com o apoio da Agência Erasmus+ e do IPVC, realizaram no passado dia 29 de maio de 2024 as Jornadas de Erasmus II no auditório da escola-sede em Valença.
Esta ação foi, segundo informação prestada por Jorge Oliveira Fernandes, Diretor do Centro de Formação Vale do Minho, «reconhecida como ação de curta duração (4 horas) para docentes do ensino básico e secundário e na qual se pretende partilhar e disseminação das experiências pedagógicas.
Foi dado a conhecer um exemplo de um projeto KA1 VET de sucesso, da escola parceira IES Federica Montseny de Valência, Espanha. O trabalho desenvolvido com escola parceira reforça as expectativas de que os jovens têm tudo para ter estágios de sucesso. Através dos testemunhos de Marcos Serrano, Álvaro Cortés e Jorge Torres, estes jovens alunos espanhóis reconhecem que terem uma mobilidade para fins de aprendizagem a nível europeu é algo que os distingue dos demais alunos do ensino profissional e uma oportunidade única para o seu crescimento profissional e pessoal.
O projeto no 2023-1-PT01-KA121-VET-000123535 a decorrer no âmbito do programa Erasmus+, iniciou as mobilidades para fins de aprendizagem em outubro de 2023. No total são doze mobilidades, que decorrem ao abrigo da Acreditação Erasmus 2021-2027 e consistem em formação em diferentes países da Europa, nomeadamente na Irlanda, Itália, Países Baixos, França e Espanha.

A Agência Nacional Erasmus+ esteve representada na sessão por Manuel Fernandes, que apresentou algumas das alterações que vão surgir nas candidaturas para o próximo ano letivo.
O Erasmus+ no Ensino Superior e todas as suas valências foram apresentadas pela docente Sónia Sime.
A Diretora do Agrupamento Muralhas do Minho, e a Coordenadora dos projetos Erasmus+ da Escola, manifestaram muita satisfação, com a dinâmica das sessões e com o resultado final do evento.

Valença, 30 de maio de 2024
A Coordenadora do Erasmus+,
Margarete Rodrigues

Related posts