Erasmus + Job shadowing em IES Federica Montseny, Valência

No âmbito do projeto Erasmus + 2023-1-PT01-KA121-VET-000123535, o docente da Escola Secundária Muralhas do Minho, Nuno Ribeiro participou nas atividades de “Job Shadowing”, realizado entre os dias 3 e 6 de junho, na escola IES Federica Montseny, localizada em Burjassot, em Valência.
Durante os três dias, o professor foi extremamente bem acolhido pela equipa de docentes, na qual fizeram uma visita guiada pelas instalações, conheceu os sistemas de ensino básico e secundário, as práticas de ensino aprendizagem e os diversos projetos. Visitou algumas empresas da região nas áreas das TIC, Manutenção, Eletrónica e Eletricidade, onde os alunos espanhóis estão a realizar o seu estágio profissional, nomeadamente: a MBB Electronics sediada no centro da cidade de Valência tem como área de negócio reparações, vendas e desbloqueio de telemóveis, tablets e
computadores; a Electro Albers que atua no ramo da eletricidade no mercado doméstico e empresarial; a empresa MSM que se dedica principalmente a projetos e fabricação de equipamentos para auxílios à navegação marítima e
fluvial; a THU – Ceiling Solucions é uma empresa de soluções de tetos metálicos e de perfis para tabiques.
Durante a semana foi também uma oportunidade para conhecer alguns locais emblemáticos da cidade de Valência, tais como: as exposições e o Oceanográfico na Cidade das Artes e das Ciência, a Praça da Rainha, Catedral
de Valência, Praça de la Verge, Praça do Ajuntamento e o Mercado Central.
Em suma, esta parceria demonstra o interesse de os professores e escolas europeias terem de colaborar mais estreitamente, conhecer as várias realidades, trocar opiniões, melhorar as práticas de ensino e aprendizagem, e
articular metodologias e objetivos num contexto global, numa Europa cada vez mais multicultural.
Eis o link:
https://padlet.com/nunogcr/erasmus-job-shadowing-val-ncia-espanha-ccrpbexwqz5mn05r

O docente, Nuno Ribeiro


ERASMUS+ Vet Job Shadowing CEPA Rámon y Cajal – Madrid

Entre os dias 23 e 25 de abril, as professoras Eugénia Sobreiro e Teresa Amoedo, no âmbito da mobilidade do programa Erasmus+ (Job Shadowing) estiveram, na cidade de Parla, na CEPA Rámon Y Cajal, escola também vocacionada para o ensino de adultos.
Durante os três dias, puderam verificar “in loco”, as atividades desenvolvidas com os adultos desta instituição, assistindo a aulas e convivendo com os alunos e professores.
As duas docentes tiveram a oportunidade de conhecer estratégias inovadoras no âmbito da formação de adultos, destacando as aulas de espanhol para estrangeiros bem como aulas do ensino profissional e secundário.

Eugénia Sobreiro e Teresa Amoedo


Erasmus+Vet Job Shadowing – Professores do AEMM em Itália

No âmbito da modalidade do programa Erasmus+ (job shadowing), os docentes, Antero de Freitas e João Correia estiveram nas cidades de Monza e de Seregno, na região italiana da Lombardia, entre os dias 16 e 18 de abril de 2024.
No decorrer destes três dias, foram recebidos com entusiasmo pelos diretores, pessoal docente, staff e alunos das duas instituições, tendo conhecido as instalações do Instituto Madalena de Canosssa, em Monza e do Colégio Ballerini, em Seregno.
Nos dias 16 e 17 de abril assistiram às aulas de Direito e Economia, Língua e Cultura Inglesa, Língua e Cultura Espanhola, Língua e Cultura Francesa e aulas e atividades de laboratório.
No dia 18 de abril, no complexo desportivo: Livre e Forte, realizou-se o Dia do Desporto com a participação de todos os alunos e professores do Instituto Madalena de Canossa.
Esta oportunidade foi enriquecedora pela diversidade de metodologias e estratégias levadas a cabo pelos docentes, pela motivação e capacidade de feedback interativo dos alunos, pela disciplina e rigor e pelo espírito cooperativo e colaborativo existente em ambas as comunidades educativas. O horário praticado, em ambas as escolas, é compreendido entre as 08:05h e as 13.45h o que permitiu, aos professores participantes conhecerem, no período da
tarde, alguns dos locais de maior interesse da região, em Monza, a saber: Parque da Cidade, o Circuito de F1, o Palácio da Rainha Margarida; em Bérgamo: Cidade Alta – Património da Humanidade; em Milão: Estação Central, Praça Duomo e Catedral.
O bom nome do Agrupamento de Escolas de Muralhas do Minho, a cidade de Valença e Portugal também saíram dignificados e foram muitíssimo bem representados pelos nossos professores.
Parabéns a todos. Foi fantástico! Gratidão.


Erasmus+ – Curso “Facing Diversity: Intercultural Classroom Managment

Entre os dias 25 e 30 do passado mês de março, as professoras Ana Cristina Pedreiras e Ângela
Evangelista participaram numa atividade de mobilidade, integrada no Projeto Erasmus+ – Ação
Chave 1. A formação, subordinada ao tema “Facing Diversity: Intercultural Classroom Managment”,
foi ministrada pala Europass Teaching Acadamy, em Estrasburgo (França).
Durante a semana, depois de terem sido identificados problemas inerentes a turmas multiculturais,
tais como o bullying ou a baixa autoestima de alguns jovens, por exemplo, os formandos tiveram a
oportunidade de conhecer estratégias que procuram incorporar o multiculturalismo como um
elemento natural na sala de aula, resultando, deste modo, na inclusão de todos os alunos na turma e
não apenas na sua integração e, consequentemente, no sucesso de todos.
Ana Cristina Pedreiras, Ângela Evangelista


Visita de acompanhamento e de job shadowing de uma docente de Valência

Entre os dias 23 e 26 de março de 2024, o Agrupamento dinamizou mais uma visita de acompanhamento e de job shadowing para uma docente do país vizinho. Desta vez, a docente, Mariel Grau Planells, do Departamento de Saúde, do Institut d’Educació Secundària Federica Montseny, em Burjassot, Valência.
No âmbito do programa Erasmus+ VET, a coordenadora do Erasmus+, proporcionou os contactos com as farmácias de Valença, a fim de garantir a formação em contexto de trabalho para os alunos do curso do ciclo “Bacharelato Superior de Farmácia e Parafarmácia” por um período compreendido entre 25 de março a 7 de junho.
Logo pela manhã de segunda-feira, a docente e os seus alunos, Alvaro Cortés Rorg e Jorge Torres Moreno, foram recebidos na Farmácia do Jardim e na Farmácia Central respetivamente.
À tarde, a docente visitou a cidade e a escola, onde conheceu as instalações, as turmas do 11ºD (TIE e TGEI) e do 12ºE (TEAC), o sistema educativo português e os projetos da escola.
Ainda, no âmbito do Erasmus+ VET foi celebrado o protocolo para que os nossos alunos dos 12º anos possam continuar a estagiar em Valência nos próximos anos até julho 2027 por um período de um a dois meses.
A docente e os seus alunos, tiveram, ainda, oportunidade de ficar a conhecer um pouco da gastronomia, tradições e cultura da Eurocidade Valença-Tui.
Foi certamente mais uma oportunidade de partilha de experiências profissionais enriquecedoras para todos os intervenientes.
Valença, 25/03/2024
A Coordenadora do Erasmus+,
Margarete Rodrigues


Erasmus+ Curso estruturado “Integrating AI in the classroom with critical thinking” em Amsterdão

As professoras Lucinda Serra e Paula Lages, participaram, de 12 a 16 de fevereiro, num curso KA1, subordinado ao tema “Integrating AI in the classroom with critical thinking” e dinamizado pela Europass Teacher Academy em Amsterdão, Países Baixos.
O programa Erasmus KA1, financiado pela União Europeia, visa promover a mobilidade académica e o intercâmbio de conhecimentos entre pares. Este curso foi uma oportunidade única para professores de diferentes países discutirem as últimas tendências em inteligência artificial. Durante o curso, as professoras tiveram a oportunidade de aprender sobre as últimas apps no âmbito da inteligência artificial e como podem ser introduzidas na sala de aula. Além disso, foram discutidas estratégias no sentido de desenvolver o pensamento crítico dos nossos alunos. As professoras voltaram com uma bagagem renovada de conhecimentos e perspetivas e com um novo fôlego e a certeza de que é fundamental repensar constantemente as práticas docentes de forma a adaptá-las a um mundo em constante transformação.


Erasmus + VET 121

Curso “4Cs: Communication, Collaboration, Creativity and Critical Thinking”

Entre os dias 27 de novembro e 2 de dezembro, as professoras Dulcínea Almeida e Célia Rodrigues, participaram no Curso “4Cs: Communication, Collaboration, Creativity and Critical Thinking”, integrado no projeto Erasmus + VET 121 em Florença, Itália.
A formação reuniu 7 participantes oriundos de escolas de Espanha, Alemanha e Portugal, e foi orientada pela professora Sheila Corwin.
Os trabalhos desenrolaram-se de segunda a sábado, das 9:00 às 13:00 horas, ficando o último dia para uma viagem cultural pela Toscana que incluiu uma visita à região produtora do vinho Chianti.
Durante a semana todos os intervenientes tiveram oportunidade de debater e trocar impressões sobre os conceitos de colaboração, comunicação, criatividade e pensamento crítico.
Não descurando a componente teórica, estas sessões privilegiaram o trabalho em contexto educativo, pelo que se tornaram momentos de intensa partilha de conhecimentos, de experiências e de aprendizagem que resultaram num efetivo enriquecimento pessoal e profissional. Foi um trabalho de reflexão conjunta e de apresentação de sugestões para promover atividades pedagógicas capazes de desenvolver estas competências nos alunos e assim, prepará-los para a vida ativa no mundo atual.


Regulamento de Seleção de Participantes para Estágios no Estrangeiro

AÇÃO-CHAVE 1 – Projeto no 2023-1-PT01-KA121-VET-000123535


Projeto nº 2023-1-PT01-KA121-VET-000123535 – resultados 2ª fase


Erasmus+ VET:  Docente em formação em Dublin

No âmbito do programa Erasmus+ projeto n° 2023-1-PT01-KA121VET-00012353, a docente de Inglês, Margarete Rodrigues participou num curso de formação de professores, proporcionado pela Europass Teacher Academy,  na capital da Irlanda, em Dublin. O curso estruturado denominado “Classroom Management Solutions for Teachers: new methodologies, effective motivation, cooperation and evaluation strategies” decorreu entre os dias 6 a 11 de novembro de 2023 na Paddington Place Road junto à  Saint Mary’s Church. A participação no curso de aperfeiçoamento e imersão cultural foram além das expetativas criadas, pela qualidade dos ensinamentos colhidos bem como pelo grau de conhecimento cultural e histórico proporcionados pelas atividades “fora da sala de aula”.

O curso teve um grau de intensidade fantástico, ao mesmo tempo que se notou uma preocupação assinalável com o cumprimento escrupuloso de horários e da qualidade anunciada no programa. A entidade organizadora, Europass Teacher Academy proporciona vários tipos de cursos de formação e manteve um equilíbrio entre a aprendizagem mediada por um docente com o contacto com diversos habitantes locais bem como os guias turísticos, membros da religião católica aquando os conflitos religiosos com os Protestantes da Irlanda do Norte. As aulas de metodologias ativas da formadora Magda Irvine proporcionaram uma ampla visão do que é ser professor no século XXI com um “growth mindset” tornando-se mais fácil proporcionar aprendizagens significativas  para os nossos alunos. As visitas culturais a museus nomeadamente ao National Gallery of Dublin e ao famoso Eric –  The Irish Immigration Museum bem como a visita ao Parque Nacional de Wicklow, Laragh e Glendalough, realizada no último dia, conferiram uma excelente imersão na herança histórico-cultural e natural deste maravilhoso país pequeníssimo, que recupera dos momentos de aflição de centenas de anos.

Para complementar a experiência, o grupo de professores, oriundos da Bósnia-Herzegovina, Croácia, Polónia, Estónia e de Espanha que partilharem a formação foi extremamente enriquecedora, porque permitiu o contraste de práticas em áreas tão amplas como a organização curricular, gestão e mediação de conflitos, avaliação, supervisão pedagógica, partilha entre pares, expetativas políticas sobre os sistemas de ensino, entre outros. Tanto nos momentos formais como nos momentos de socialização foi sempre possível dar continuação a esta aprendizagem.

No regresso a docente traz uma perspetiva refrescada sobre as práticas diárias, metodologias e estratégias, que irá disseminar com os docentes do mesmo grupo disciplinar  e aquando as Jornadas no Erasmus + II bem como os demais docentes que tenham participado em programas semelhantes ou outros que se mostrem interessados em partilhar conhecimentos sobre as temáticas, que foram abordadas durante esta experiência fantástica.

Do Aeroporto de Dublin, 12 de novembro de 2023

A Docente, Margarete  Rodrigues


Ensino e Formação Profissional

Projeto n.º 2O23-1-PTO1-KA121-VET-OOO123535

Formulário de Candidatura

Erasmus+ Ação-chave 1 Projeto nº 2023-1-PT01-KA121-VET-000123535

Resultados das Candidaturas Erasmus+ Ação-chave 1
Projeto nº 2023-1-PT01-KA121-VET-000123535
Seleção dos candidatos


Formulário de candidatura

Projeto n.º 2023-1-PT01-KA121-VET000123535

MOBILIDADE INDIVIDUAL PARA APRENDIZAGEM E ESTÁGIOS
APRESENTAÇÃO DOS ALUNOS NA EMPRESA E JOB SHADOWING EM VALÊNCIA

O Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho participa pela primeira vez no Programa ERASMUS +, que dá a oportunidade a 2 alunos do 12º ano de desenvolver a sua atividade laboral por um período de cerca de um mês, num país estrangeiro.
Nos dias 21 a 23 do mês de maio, o docente Pedro Rodrigues, diretor de curso do 12ºC – Curso Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores e a docente Margarete Rodrigues, coordenadora do Erasmus +, participaram na mobilidade a Valência no âmbito do projeto Erasmus n.º 2021-1-PT01-KA121-VET-000011060.
Ao longo do ano letivo foram estabelecidos contactos, elaborados os protocolos, e preparada toda a documentação para os alunos selecionados efetuarem um estágio no estrangeiro.
Na segunda-feira, logo às 9 horas, os alunos Ivo Brito e Néthely Nardi foram apresentados à empresa Lug Energy – Negócios Inteligentes 7 Experience, situada na zona industrial de Xirivella. Foi acordado o horário de trabalho, dando início ao estágio, de 22 de maio a 20 de junho, perfazendo 160 horas de trabalho.
A atividade de job shadowing consistiu fundamentalmente na observação das boas práticas da escola I.E.S Federica Montseny nomeadamente nas áreas da robótica, manutenção, química da qualidade e logística. As atividades foram organizadas em diferentes momentos, de aulas assistidas, visitas às instalações bem como visitas à empresa Lug Energy – Negócios Inteligentes 7 Experience e ainda à EMIVAS.
A empresa EMIVASA é uma empresa mista criada pela Câmara Municipal de Valência para gerir o serviço público de abastecimento de água e o abastecimento doméstico de água potável na cidade de Valência.
Os docentes Pedro Rodrigues e Margarete Rodrigues tiveram ainda a oportunidade de conhecer a oferta formativa da escola 2023/2024 e conhecer novos projetos no âmbito do Erasmus+ VET.
Em suma, o contacto e tomada de consciência de diferentes realidades contribuiu indubitavelmente para enriquecer os docentes em termos pessoais e profissionais, assim como os demais professores com os quais partilharam estas experiências.

Eis o padlet:

https://padlet.com/p_rodrigues/erasmus-vet-jq2kcpb8yqql7fpo


Valença, 26/05/2023
Os docentes, Margarete Rodrigues e Pedro Rodrigues

SELEÇÃO DE PARTICIPANTES PARA ESTÁGIOS NO ESTRANGEIRO – VALÊNCIA, ESPANHA

Job Shadowing e Visita de acompanhamento – Docente e aluno de Valência em Valença

Entre os dias 11 e 13 de março, o Agrupamento dinamizou mais uma atividade de job shadowing para um docente estrangeiro. Desta vez, o professor, Francisco Collado, proveniente do Departamento de Manutenção e Mecatrónica, do Institut d’Educació Secundària Federica Montseny, que se localiza em Burjassot, Valência, Espanha.
Durante os três dias, o professor visitou a cidade, a empresa Cablerias Manufacturing e a escola, onde assistiu a algumas aulas e conheceu ainda, os sistemas de ensino básico e secundário e os projetos da escola.
No âmbito do programa Erasmus+ VET, a coordenadora do Erasmus+, proporcionou o contacto com a empresa Cablerias Manufacturing, a fim de garantir o estágio para um ou dois alunos estrangeiros, do curso do ciclo “bacharelato superior” por um período de três meses, de 13 de
março a 16 de junho.
Logo pela manhã, o professor Francisco Collado e o seu aluno, Marco Serrano foram recebidos pela Drª Patricia Bacelar, responsável pelo Departamento de Recursos Humanos e pelo Sr. Emílio Rodriguez, responsável pela área da produção, da empresa Cablerias Manufacturing.
De seguida, o Sr. Emílio Rodriguez, foi designado monitor da empresa, do aluno estagiário Marco Serrano.
Ainda, no âmbito do Erasmus+ VET foi celebrado um protocolo para que os nossos alunos do 12ºC – Curso Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores/Logística possam estagiar em Valência, ainda no presente ano letivo. Os alunos selecionados, Ivo Brito e Néthely Nardi, vão
desenvolver a formação em contexto de trabalho, na empresa LugEnergy, Xirivella em Valência, durante o período de um mês, com início no dia 22 de maio.
O professor e o seu aluno, tiveram, ainda, oportunidade de ficar a conhecer um pouco da gastronomia, tradições e cultura da Eurocidade Valença-Tui.
Foi certamente mais uma oportunidade de partilha de experiências profissionais enriquecedoras para todos os intervenientes. O professor mostrou-se muito satisfeito com a experiência e salientou imensos aspetos positivos, relativamente às instalações da nossa escola e às metodologias adotadas.
Valença, 13/03/2023
A Coordenadora do Erasmus+, Margarete Rodrigues

Boas Festas!

Regulamento/Critérios de seleção dos participantes – estágios no estrangeiro

ERASMUS+VET – VISITA PREPARATÓRIA – VIGO, ESPANHA


No passado dia 27 do mês de outubro, a professora Margarete Rodrigues, visitou duas escolas profissionais, em Vigo, a fim de proporcionar estágios em Espanha aos alunos do 12o ano do Curso Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores/Logística, no âmbito do Programa Erasmus+, da Ação Chave 1, no setor Ensino e Formação Profissional.
A atividade consistiu fundamentalmente na visita ao Colexio Fillas de María Inmaculada, e ao Centro de Formação Profissional Colexio Hogar Afundación.
O colégio concertado “Fillas de María Inmaculada” pertence às Religiosas de María Inmaculada que tem vindo a desenvolvê-lo há mais de 50 anos na cidade de Vigo. A oferta formativa, é composta por dois ciclos de formação de nível médio – Atividades Comerciais e Apoio às pessoas em situação de dependência; dois ciclos de formação de nível superior – Higiene oral e dentária e Mediação Comunicativa, e oferece o curso profissional básico de Arranjos e Reparação de artigos têxteis e de pele.
O Colegio Hogar Afundación, fundado em 1948, é hoje um centro de formação profissional de referência na província de Pontevedra. A oferta de formação é composta por seis ciclos de formação de nível médio – Pré-impressão Digital, Impressão em Artes Gráficas; Mecanizado; Soldadura e Caldeiraria; Instalações Elétricas e Automáticas; e Instalações de Telecomunicações e três ciclos de formação de nível superior – Programação da Produção em Fabrico Mecânico; Automação Industrial e Robótica; e Manutenção Eletrónica. Também oferecem cursos de formação profissional para trabalhadores de empresas ativas. Com este novo programa, o
centro gera recursos alternativos para contribuir para a sua própria sustentabilidade. A Coordenadora do Erasmus+, professora Margarete Rodrigues teve reuniões com as Diretoras de cada instituição, observou aulas, visitou as instalações, nomeadamente o internato, salas e/ou oficinas das disciplinas da componente técnica e, ainda partilhou experiências e vivências.
Foi uma oportunidade de conhecer o projeto educativo da instituição pública e privada, e o caminho de inovação pedagógica que tem sido percorrido. Foram definidos os objetivos de uma
nova visita, mais prolongada a empresas, a realizar em fevereiro próximo, e ficaram pontes para futuras colaborações e parcerias no âmbito do programa Erasmus+.
Fica o nosso agradecimento a toda a equipa educativa pelo acolhimento e pela generosidade da partilha, em especial às Diretoras das instituições, Pilar Rullo e Ángela Landin e aos coordenadores de Erasmus + VET, Fernando Rodriguez e Maria José Garcia.

Acreditação Erasmus no âmbito da Ação Chave 1 (KA1)

O Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho viu, no dia 25 de março, aprovada a candidatura à Acreditação Erasmus no âmbito da Ação Chave 1 (KA1) do Programa Erasmus+, no setor Ensino e Formação Profissional. Esta acreditação é válida de 1 de março de 2022 e 31 de dezembro de 2027, e permitirá à nossa escola a proporcionar estágios no estrangeiro aos alunos dos cursos profissionais e formação aos professores destes alunos.

JOB SHADOWING EM VALÊNCIA, ESPANHA

Nos dias 25, 26 e 27 do mês de maio, a professora Margarete Rodrigues, docente de Inglês, do grupo disciplinar 330, participou no projeto Erasmus n. º2021-1-PT01-KA121-VET-000011060, na atividade de job shadowing no Institut d’Educació Secundària Federica Montseny, desenvolvida em Burjassot, Valência, Espanha.

A atividade consistiu fundamentalmente na visita à escola e às diversas empresas, situadas na região. As atividades foram organizadas em diferentes momentos, sendo alguns de aulas assistidas, outros de visita às instalações, visita a empresas no âmbito da formação em contexto de trabalho do ensino profissional e alguns ainda de partilha de experiências e vivências em termos de métodos e sistema de ensino nos dois países.

Sistema de ensino esse, com vários pontos em comum, mas outros muito díspares motivados pelo contexto social, humano e político que ainda separa os dois países, nomeadamente em termos de horário letivo, infraestruturas e planificações das aulas.

O contacto e tomada de consciência de diferentes realidades contribuiu para enriquecer esta docente em termos pessoais e profissionais, assim como os demais professores com os quais partilharam estas experiências.

A docente partilha a experiência através de um mural digital, eis o link: https://padlet.com/margarete_rodrigues/ozkw6yez8mynbd4h

JOB SHADOWING EM VALENÇA, PORTUGAL

Entre os dias 13 e 15 de junho, o Agrupamento dinamizou mais uma atividade de job shadowing para um docente estrangeiro. Desta vez, o professor, Pablo Giner, era proveniente do Departamento de Manutenção e Mecatrónica, do Institut d’Educació Secundària Federica Montseny, que se localiza em Burjassot, Valência, Espanha. 

Durante os três dias, o professor visitou a escola, conheceu os sistemas de ensino básico e secundário e os diversos projetos da escola. Visitou algumas empresas da região, particularmente os nossos stakeholders externos: José Esteves & Sousa Lda; Cablerias Manufacturing Group; MAAP – MA Automotive Portugal, S.A.; Informoldes Lda e Tintex Textiles S.A., com o objetivo de estabelecer contactos e perceber a possibilidade de aí colocarem alunos dos cursos do ciclo “bacharelato superior” a estagiar no próximo ano letivo.

Ainda, no âmbito do Erasmus+ VET será celebrado um protocolo para que os nossos alunos do Curso Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores/Logística possam estagiar em Valência (Espanha) no próximo ano letivo. O professor, teve, ainda, oportunidade de ficar a conhecer um pouco da gastronomia, tradições e cultura da nossa região. Foi indubitavelmente mais uma oportunidade de partilha de experiências profissionais enriquecedoras para a nossa escola. O professor mostrou-se muito satisfeito com a experiência e salientou imensos aspetos positivos, relativamente à nossa escola, às metodologias adotadas e às empresas da região.

Um bem-haja ao Erasmus+

A Coordenadora, Margarete Rodrigues