No dia 30 de janeiro, assinalou-se na escola sede do Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho (AEMM), o dia “Escolar da Não Violência e da Paz” com a criação do logotipo “Pomba da Paz” e um cordão humano, envolvendo toda a comunidade escolar no espaço exterior do recinto escolar. Foi dia de celebrar a Não Violência e a Paz!
Ao som da música “Viva la Vida” a comunidade escolar deu assas à pomba branca, símbolo de Esperança e de Paz na Humanidade! Assim, todos os elementos que se encontravam no cordão humano, em uma só voz desejaram que: “Voasse firme na direção do seu rumo, o de dizer Nãohá violência!”
Para representar simbolicamente este momento foram largadas pombas brancas, pela Diretora do AEMM, pelo Sr. Presidente, pela Vice-Presidente e pelo Sr. Vereador da Educação da Câmara Municipal de Valença, pela representante da Escola Segura, pela representante da Associação de Pais e Encarregados de Educação, pela chefe dos Assistentes Operacionais e pela representante da Associação de Estudantes. No seu voo, foram igualmente acompanhadas por mais pombas, gentilmente disponibilizadas pela União Columbófila Valenciana.
Agradecemos desde já a disponibilidade e colaboração de todos os que tornaram possível a concretização desta atividade, desde os colegas de educação visual com o desenho da pomba no recinto exterior, do técnico de audiovisuais, aos nossos colegas docentes, em colaboração com o vigilante e segurança que nos ajudaram na construção deste logotipo humano e a oferta dos bonés gentilmente cedidos pela Câmara Municipal de Valença.
Em particular, agradecer ao Sr. Presidente da CMV, à Sr. Vice-Presidente da CMV, ao Sr. Vereador da Educação e aos representantes da Associação de Pais e Encarregados de Educação a sua presença; à União Columbófila Valenciana e à Escola Segura que prontamente colaboraram; aos Assistentes Operacionais, Vigilantes, Técnicos Administrativos e Especializados, Psicólogas, Mediadora, Docentes e aos Alunos das 20 nacionalidades existentes na escola sede, que com toda a paciência ouviram, colaboraram e participaram na formação deste logotipo e cordão humano, tão grandioso, não pelo seu número de participantes, mas pelo seu nobre significado!
A todos o nosso muito, Obrigada!
Os docentes responsáveis,
Gonçalo Silva e Isabel Pereira