Num contexto em que a política, a democracia e as eleições são um assunto que cada vez mais preocupa a nossa sociedade, no dia 12 de março, os alunos do ensino secundário foram convidados a participar numa “festa da democracia” muito especial. Trata-se das eleições de “Miúdos a Votos”, projeto organizado pela revista Visão e a Rede de Bibliotecas Escolares. Já vamos pelo nono ano em que os jovens podem eleger os seus livros preferidos e dar a conhecer as suas escolhas.
Este ano, a turma B do décimo ano iniciou o processo de campanha eleitoral com duas listas: a lista A – defensora do livro Admirável Mundo Novo de Aldous Huxley – e a lista V – defensora do romance Verity de Colleen Hoover. As duas listas promoveram momentos de encontro com as turmas do ensino secundário, divulgaram a qualidade dos seus livros através cartazes afixados nas paredes da escola sede, cada uma criou um instagram, publicaram vários materiais em formato áudio (podcasts e entrevistas)… Esta campanha culminou com um debate no auditório do agrupamento, onde estiveram presentes cerca de uma centena de alunos, no dia 25 de fevereiro. Depois foi tempo de reflexão.
O processo eleitoral decorreu de acordo com os normativos legais. Verificou-se uma forte adesão na votação, pois de 231 alunos inscritos neste nível de ensino 162 foram à urna votar.
A lista vencedora foi a lista V (Verity) com 77 votos, obtendo o segundo lugar a lista A (Admirável Mundo Novo) com 39 votos. De registar que, apesar de não terem listas representativas no Agrupamento, eram elegíveis dez obras, das quais Harry Potter e a Pedra Filosofal ficou em terceiro lugar com 10 votos.
Uma votação muito especial: em vez de fazer política, falou-se sobre livros. Viva a democracia! Viva a leitura!
Clara Vitorino


