“Masterclasses Internacionais em Física de Partículas 2025”
No dia 28 de fevereiro, tal como aconteceu em anos anteriores, os alunos de Física e Química A das turmas A e B do 11º ano participaram na atividade “Masterclasses Internacionais em Física de Partículas 2025”, promovida pelo LIP – Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, em parceria com várias instituições de ensino superior portuguesas, incluindo a Universidade do Minho.
Em conjunto com a docente de Física e Química A, os alunos deslocaram-se ao Campus de Gualtar da Universidade do Minho, em Braga.
O objetivo do evento é que os participantes experimentem ser “Físicos de Partículas” por um dia, trabalhando com dados reais adquiridos pelas grandes experiências internacionais.
Durante a atividade os alunos participaram num curso de treino onde lhes foram ensinados os fundamentos da Física de Partículas e as técnicas básicas usadas na análise de acontecimentos.
Na primeira parte da atividade os alunos assistiram às palestras “Introdução à Física de Partículas” e “Raios Cósmicos – A energia extrema !”.
Na segunda parte da atividade os alunos “vestiram-se de físicos” e rumaram aos laboratórios de informática, onde lhe foram fornecidos acontecimentos reais adquiridos pelo Observatório Pierre Auger. Os alunos tiveram que fazer reconstrução desses acontecimentos (identificando a direção de chegada e energia) e seleção para tentarem decifrar a origem, no Universo, dos raios cósmicos de energia extrema.
No final os resultados dos nossos alunos foram analisados com colegas de outras escolas nacionais que se encontravam na mesma atividade, na Universidade do Minho e, em conjunto, partilharam e comunicaram os resultados com as instituições estrangeiras da República Checa, em Praga, University of Tuzla, na Bósnia e Herzegovina e Itália através de uma videoconferência, moderada por cientistas do Observatório Pierre Auger.
Durante a videoconferência os alunos tiveram ainda a oportunidade de assistirem a uma visita guiada ao Observatório Pierre Auger, feita por uma das cientistas que lá se encontra.
A atividade correu muito bem e representou uma oportunidade única para os alunos que revelaram um envolvimento exemplar e mostraram genuíno entusiasmo durante a participação da mesma, deixando muito bem representado o Agrupamento Muralhas do Minho.
O grupo de alunos e a professora que participaram agradecem à Câmara Municipal de Valença e à Universidade do Minho a oportunidade de participarem na atividade.
Será, com certeza, uma atividade a repetir nos próximos anos, dando possibilidade a que outros alunos possam participar neste tipo de eventos.
Professora Mary Monteiro.
