No dia 12 de dezembro, os alunos da turma D do 11.º ano, do Curso Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores e Técnico de Informática de Gestão, e da turma D do 12.ºano, do Curso Técnico de Instalações Elétricas e Gestão de Equipamentos Informáticos, acompanhados pelos docentes Margarete Rodrigues, Amália Ferreira, Nuno Ribeiro e Joel Ribeiro deslocaram-se à empresa norte-americana BorgWarner Emissions Systems, localizada no Parque Empresarial de Lanheses, em Viana do Castelo.
A visita promoveu o contacto com a realidade do mundo empresarial, consolidando aprendizagens e tornando-se numa experiência muito positiva e enriquecedora.
A BorgWarner Emissions Systems é uma empresa que vem há muito colaborando com o Agrupamento quer na aproximação dos alunos ao mundo empresarial, quer na receção de alunos do ensino profissional para a
realização da formação em contexto de trabalho, quer, ainda, na empregabilidade proporcionada a muitos ex-alunos. A multinacional americana, líder mundial em componentes de alta tecnologia para a indústria automóvel, esteve instalada em Valença durante dez anos antes de transferir, em 2014, a sua primeira unidade para Lanheses. Considerado um dos maiores produtores mundiais na área de eletrificação da indústria automóvel, nomeadamente destinada à produção de motores para veículos elétricos e híbridos, o grupo BorgWarner está presente em 82 localizações de 21 países, empregando cerca de 40 mil pessoas.
Já na receção da empresa, fomos recebidos pelo responsável do Departamento dos Recursos Humanos, Luís Feijó e a sua equipa, que nos fez uma apresentação da empresa e nos deu os guias de visita, sendo o grupo subdividido em três, por questões de segurança.
Após a preparação da entrada, equipados com o vestuário, calçado e proteções necessárias, percorremos as naves que fazem parte não só do processo produtivo da empresa, com foco na automação, informática, manutenção, qualidade e logística, mas também de todo o trabalho que se realiza nesta fábrica, desde a preparação da matéria-prima ao processo de fabrico, embalagem e preparação para envio ao cliente. Nesta iniciativa, os alunos tiveram também oportunidade de assistir ao funcionamento dos sistemas automatizados, tais como os robôs utilizados nas linhas de montagem das peças, aos veículos autoguiados e comboios logísticos.
De tarde os alunos tiveram a oportunidade de descobrir o lado divertido do bowling na Bowling House de Viana do Castelo. Para muitos, foi uma experiência inesquecível onde cada jogada se transformou numa aventura.
Todo o trabalho prévio tido na programação da visita resultou muito positivo na sua concretização.
Valença, 13/12/2024
A docente responsável, Margarete Rodrigues