AEMM – Reconhecido pelas boas práticas no combate à violência

A escola é um espaço privilegiado de convivência e, entre outros, tem o papel de proporcionar um ambiente seguro aos elementos da sua comunidade. Com base nesse pressuposto e num conjunto de práticas implementadas no ano letivo 2023-2024, o Agrupamento de Muralhas do Minho submeteu a candidatura à distinção Escola Sem Bullying, Escola Sem Violência, uma iniciativa do Ministério da Educação, Ciência e Inovação.

Essa candidatura anual pressupõe implementação e dinamização de um “Plano Local de Prevenção e Combate ao Bullying e Ciberbullying centrado e consolidado numa abordagem estratégica e holística de sensibilização e de prevenção sistémica, de modo a definir mecanismos de intervenção em meio escolar adequados também à prevenção e combate a outros tipos de violência já são trabalhados pelas equipas de Educação para a Saúde Escolar.  

No passado dia 7 de novembro, decorreu naEscola Professor Ruy Luís Gomes, Almada, a cerimónia de   entrega dos “Selos Escola Sem Bullying | Escola Sem Violência”, tendo o Agrupamento de Escolas de Muralhas do Minho-Valença sido um dos estabelecimentos distinguidos a nível nacional com esta certificação.

Esta distinção irá certamente reforçar a continuidade de criação de sinergias em torno do trabalho no domínio do prevenção e combate às diversas formas de violência e é sem dúvida o reflexo do compromisso e esforço contínuo da comunidade educativa do AEMM em promover um ambiente escolar saudável, propício ao desenvolvimento integral dos alunos.

Consulte aqui a lista das escolas galardoadas: https://www.sembullyingsemviolencia.edu.gov.pt/wp-content/uploads/2024/11/ListaEscolasSeloEscolaSemBullying202324.pdf

Para mais informações sobre o Plano Nacional consulte: https://www.sembullyingsemviolencia.edu.gov.pt/

Related posts