O Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho, em colaboração com o Centro de Formação Vale do Minho, realizou no passado dia 5 de junho de 2024, no auditório da escola-sede em Valença, uma ação de curta duração que fez parte de um conjunto de atividades que visaram a celebração dos 500 anos do nascimento de Luís de Camões.
A ação intitulada “Que futuro para os estudos camonianos? Ler Camões na era pós-literária” teve a duração de 3horas e destinou-se a professores de todos os grupos de ensino. A palestrante foi a professora doutora Micaela Ramon, da Universidade do Minho, que abordou a leitura do nosso célebre épico numa época em que a literatura trava um duro combate com as novas tecnologias e tenta sobreviver numa sociedade de consumo. O público foi instigado a intervir e a refletir sobre o futuro dos estudos camonianos no nosso século e nos que estão por chegar.
Ao longo da ação, foram criados momentos de interação verdadeiramente ricos que nos levaram a concluir que a literatura encontra formas de se adaptar aos tempos modernos, mas que está longe de “uma morte anunciada”.

Ana Paula Ferreira

Related posts