O Orçamento Participativo das Escolas esteve de volta pelo 7º ano consecutivo. Os alunos do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário puderam decidir o que queriam melhorar na sua escola. Os principais objetivos desta iniciativa foram: Estimular a participação democrática dos estudantes, valorizando as suas opiniões e a sua capacidade argumentativa, de reflexão e de mobilização coletiva, assim como o conhecimento prático de alguns mecanismos básicos da vida democrática; Combater o défice de confiança e o afastamento dos cidadãos, sobretudo os mais jovens, relativamente às instituições democráticas e Reforçar a gestão democrática das escolas, estimulando a participação dos estudantes.

Foram apresentadas 4 propostas que estiveram a debate e foram a votação entre o dia 20 e 22 de março. Num total de 145 votações, os resultados foram os seguintes: Proposta 1 “SOS Desfibrilador” – 40 votos (28%); Proposta 2 “Socialização no Polivalente” (aquisição de uma mesa de matrecos) – 19 votos (13,3%); Proposta 3 “Rádio Escolar” – 31 votos (21,7%) e a Proposta 4 “Socialização +” (aquisição de Puffs e mesa de centro para colocar no espaço do polivalente) – 53 votos (37,1%), sendo esta última a proposta vencedora!

A proposta vencedora foi apresentada pelos alunos Ariana (al5548); Soraia (al13143); Julieta (al13426); Harsimrat (al13121) e Kenny (al13498) da turma D do 10º ano de escolaridade.

Parabéns a todos os alunos que participaram com a apresentação das suas propostas fomentando a Inclusão e Bem-estar de todos os alunos e reforçando o processo democrático na nossa escola.

A docente responsável,

Isabel Pereira

Related posts