No dia 17 de janeiro, os alunos dos cursos profissionais Técnico de Instalações Elétricas (TIE), Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos (TGEI) e Técnico de Eletrónica, Automação e Comando (TEAC), acompanhados pelos docentes, diretores de curso, e pela coordenadora do ensino profissional deslocaram-se à empresa Gestamp Cerveira, a fim de visitarem as instalações e de verem in loco o funcionamento da empresa, designadamente nas áreas da automação, produção, manutenção, informática e logística.
A Gestamp Cerveira é um grupo internacional, presente em mais de 20 países, especializado na conceção, desenvolvimento e produção de componentes metálicos para automóveis. A empresa aposta no desenvolvimento de produtos inovadores para tornar os veículos cada vez mais seguros e leves, reduzindo o consumo de energia e o impacto ambiental.
Após uma breve apresentação do grupo e dos procedimentos de segurança, os alunos e professores foram divididos em três grupos e acompanhados, respetivamente, por um técnico da equipa da produção, da automação e da informática.
No percurso pela área de produção, foi explicado todo o processo de transformação da matéria-prima, através da estampagem, as diversas técnicas de soldadura aplicadas e maioritariamente automatizadas, assim como o controlo de qualidade por visão artificial e, por último, o procedimento de montagem. Destaque-se o forte cariz inovador e tecnológico, que possibilitou aos alunos observar o desempenho dos vários robôs ao longo de toda a linha de produção, bem como a
aplicação crescente dos Automated Guided Vehicles – AGV.
A visita decorreu de forma muito positiva, permitindo estreitar relações interpessoais e intergrupais, proporcionando ainda aprendizagens significativas a todos os participantes, os quais regressaram à escola, mais ricos no conhecimento da realidade industrial e do mundo laboral, e com a convicção de que a formação em contexto real é inequivocamente mais completa e significativa na construção do conhecimento de cada indivíduo.
Ficou da empresa Gestamp Cerveira a abertura para receber alunos destas áreas em estágios.

A coordenadora do ensino profissional,

Margarete Rodrigues

Related posts