“Existem homens que são maiores do que o seu tempo e por isso lhes foi reservado a eternidade.
Permanecem, lá onde os podemos rever: na sua obra, na sua integridade e no seu exemplo de vida. …
Na humanidade acontecem homens assim, mas são raros.”

Cristina Carvalho, in Rómulo de Carvalho / António Gedeão – Príncipe Perfeito.

O dia 24 de novembro é, desde 1996, designado pela Comunidade Científica Portuguesa de “Dia Nacional da Cultura Científica”, a iniciativa partiu do ex-Ministro da Ciência e Tecnologia, Mariano Gago, em homenagem a Rómulo de Carvalho, para muitos, conhecido como António Gedeão, cientista, poeta e um dos maiores divulgadores de ciência do nosso país.
Uma vez mais, no nosso Agrupamento, quisemos também celebrar a ciência, assinalando a data e tomando como exemplo esse grande cientista português na divulgação de ciência.
Para isso, os grupos disciplinares de Física e Química e Eletrotecnia, dinamizaram, em articulação, diversas atividades para os diferentes anos de escolaridade do ensino básico ao ensino secundário.
As atividades desenvolvidas contaram com o envolvimento e participação dos alunos que, desafiados pelos docentes, criaram trabalhos de divulgação científica para as várias exposições organizadas: os alunos do 7º ano desenvolveram maquetes e trabalhos sobre “Sistema Solar e o Universo”; os alunos do 8º ano realizaram trabalhos de pesquisa sobre “Constituição do mundo material”, construindo maquetes sobre moléculas; no 9º ano os alunos produziram marcadores de livro, com o tema
“Biografias de Cientista Portugueses”, que foram distribuídos pelos alunos da Escola Secundária; no 10º ano os trabalhos produzidos inseriram-se no tema “Elementos químico e a Evolução da Tabela Periódica” e no 12º anos os alunos apresentaram trabalhos sobre “Homens e Mulheres que contribuíram para o presente” e “Episódios relevantes da História da Ciência”, que mudaram o rumo da humanidade. Os alunos dos cursos profissionais de Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores, 10ºD, Técnico de Instalações Elétricas, 11ºD, e Técnico de Eletrónica Automação e Comando, 12º ano, dinamizaram a “EletroFun”, uma mostra para divulgar os trabalhos realizados no âmbito das disciplinas do grupo de Eletrotecnia.
Houve a possibilidade de visitar uma exposição itinerante da Universidade do Minho, intitulada “Chemestry Anywhere”, presente na Biblioteca Escolar.
Neste dia foram declamados poemas de António Gedeão em várias turmas da escola sede.
Foram promovidas palestras por Professores da Universidade do Porto: “O papel da Física no mundo da Internet das Coisas”, cujo orador foi o Professor André Pereira e “Experiências de Química in sílico – o que são e para que servem” com o Professor Alexandre Magalhães. Foi ainda possível ouvir a Dra. Juliana Amorim, antiga aluna do nosso Agrupamento e que neste momento se encontra a desenvolver o seu projeto de doutoramento na Universidade do Porto, o que representou orgulho e motivação para a Comunidade Escolar de Valença.
Com a parceria do Clube Ciência na Escola, em colaboração com o Centro Ciência Viva de Braga e a Casa da Ciência de Braga, os alunos foram levados na aventura de viajarem pelas maravilhas do espaço, através de sessões no planetário móvel, que “aterrou” no polivalente da escola sede.
Para os curiosos sobre geologia houve a possibilidade de visitarem a Feira de Minerais.
Na semana em que se inseriu o Dia Nacional da Cultura Científica o projeto CinCiência dedicou a sua sessão de cinema a um dos maiores cientistas do século XX, Stephen Hawking, com o filme “A teoria de tudo”.
Houve ainda tempo para pôr à prova, de forma lúdica, os conhecimentos sobre Física e Química através de um passatempo com adivinhas. O vencedor foi a aluna Luísa Flores, do 7º D, que levou para casa um diploma e um prémio: um kit do Science4you.

E como o Natal está próximo, os alunos de 12º ano construíram uma árvore de Natal e um Presépio com reagentes e material de laboratório, mostrado que a ciência “cabe” em todo o lado e que a imaginação nos pode levar a onde quisermos.
Os trabalhos desenvolvidos pelos alunos mereceram o louvor de toda a Comunidade Educativa, desde os professores, à Diretora do Agrupamento e ao Vereador da Câmara Municipal de Valença, por se tratarem de trabalhos, na sua maioria, de muito valor e criatividade.
As atividades correram muito bem, e deixaram toda a organização de coração cheio e com a sensação de objetivo alcançado.
O feedback recebido faz-nos acreditar que valeu a pena, que os alunos gostaram de participar nas atividades promovidas e que através delas adquiriram conhecimento e competências que, por ventura, de outra forma não lhes seria possível.
Assim, os grupos disciplinares de Física e Química e de Eletrotecnia agradecem e reconhecem a participação de todos os que participaram e tornaram possível este grande evento de ciência: alunos, funcionários, docentes, técnicos, convidados, Diretora do Agrupamento, a professora Olinda Sousa e do Vereador da Educação da Camara Municipal de Valença, o professor Arlindo de Sousa.
O entusiasmo do momento faz-nos pensar nas atividades do próximo ano, e, pelo que vimos as expetativas estão ainda mais altas!

Os Grupos disciplinares 510 e 540.

Related posts