Durante o segundo e terceiro períodos letivos, será desenvolvido na Escola Sede do Agrupamento o projeto “A Escola que Queremos!”, proposto pelo Departamento de Ciências Experimentais, e que pretende envolver todos os alunos do 3º ciclo e do ensino secundário (regular e profissional).
O projeto será realizado em parceria com o Laboratório de Experimentação e prototipagem, de Valença, no âmbito do projeto NOVATFE, e através da Câmara Municipal de Valença, entidade parceira do Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho.

Através deste projeto e desta parceria pretende-se aprofundar o conhecimento dos alunos no âmbito das tecnologias digitais e da inovação tecnológica, permitindo-lhes desenvolver competências e capacitando-os com ferramentas que poderão ser uma mais valia aquando das suas escolhas para o futuro académico e/ou na inserção no mundo do trabalho. Aliado a isso, os alunos desenvolverão conteúdos relacionados com as disciplinas envolvidas no projeto, bem como alcançarão aprendizagens essenciais das mesmas. Além disso, a atividade irá desenvolver nos alunos o sentido de pertença e da apropriação de espaços, sentindo a escola como sua e como reflexo das suas ações.
O projeto conta com três fases de execução. Primeira fase: apresentação de software e tecnologia associada à elaboração dos materiais a produzir; segunda fase: pesquisa e recolha de informação adequada ao projeto, por parte dos alunos; terceira fase: aplicação das técnicas aprendidas e concretização final do projeto.
No final pretende-se que os alunos coloquem nas paredes das salas alusivas às ciências experimentais imagens e frases que possam retratar as suas aprendizagens e os conteúdos abordados nas disciplinas de Física, Química, Biologia, Eletricidade e Eletrónica Fundamental.
Neste sentido, nos dias 27 e 28 de março, iniciou-se a primeira fase tendo os alunos participado na palestra dinamizada pelos técnicos Nuno Alves, responsável pelo espaço “Oficina Criativa Valença – Laboratório de Experimentação e Prototipagem” e António Miranda, colaborador do Espaço Maker, no auditório do Agrupamento. Foi feita uma introdução ao desenho vetorizado, para que os alunos possam ter um primeiro
contato com os métodos, ferramentas digitais e instrumentos a serem utilizados na concretização das suas ideias para participação no projeto. A atividade decorreu muito bem, com a participação entusiasmada dos alunos.

No terceiro período os alunos porão mãos à obra e darão largas à imaginação rumo “À Escola que Queremos!”.

Grupo Disciplinar de Física e Química

Related posts