Nos dias 23 e 24 de setembro, a diretora do Agrupamento, Olinda Sousa, e dois membros da equipa de autoavaliação do Agrupamento, Alexandra Gaspar e Clara Vitorino, deslocaram-se à Universidade do Minho, para assistirem ao IV Seminário Internacional. Mecanismos de Mudança nas Escolas e na Inspeção. Neste seminário foram apresentados os resultados do Projeto de Investigação “Mecanismos de mudança nas escolas e na inspeção.Um estudo sobre o 3º ciclo de Avaliação Externa de Escolas no Ensino não Superior em Portugal”, financiado por fundos nacionais, através da Fundação para a Ciência e Tecnologia.
Tiveram a oportunidade de ouvir várias conferências e de assistir à apresentação de resultados de inquéritos e entrevistas aos protagonistas da Avaliação Externa das Escolas (AEE): inspetores, membros universitários e docentes com e sem funções de liderança. Foi discutida a legitimidade dos avaliadores, a necessidade de haver um controlo de qualidade do serviço educativo, o impacto da AEE e relembrou-se os domínios sobre os quais incide o 3º ciclo de avaliação externa: Autoavaliação, Liderança e Gestão, Prestação do Serviço Educativo e Resultados. Tratou-se de um seminário que congregou muitos pontos de vista e que problematizou a avaliação externa das escolas no sentido de contribuir para a melhoria do seu impacto entre os docentes e nas escolas.
Para as docentes, assistir a este seminário foi uma excelente experiência que permitiu contactar e conhecer melhor as perspetivas, sobretudo, das equipas de avaliação externa e perceber o papel que os seus membros (inspetores e membros universitários) desempenham, assim como, o objetivo de ver de forma mais holística e rigorosa a escola, pois foi acrescentado no processo de avaliação assistir às aulas.
Para mais informações consulte este site.
