Biblioteca Escolar

Sessões com ilustradores nas Escolas Básicas

 
  
No âmbito da Semana da Leitura, no último dia do segundo período, estiveram presentes nas Escolas Básicas do Agrupamento dois ilustradores. Assim, Danuta Wojciechowska ilustradora de várias obras, algumas já do conhecimento dos alunos, realizou  sessões na E B de Valença para as crianças do Pré-escolar e para os alunos do 4.º ano e ainda na E B de Friestas para todos os alunos. 

Almofada de Sonhos

 

  Porque necessitamos de crianças sonhadoras, para um projeto de um mundo melhor, devemos alimentá-las com histórias.

  No âmbito do projeto Ler para Crescer, cada família leu e explorou, em conjunto com o seu educando, uma obra da BE sendo proposta a atividade Almofada de Sonhos.
  Os trabalhos realizados ficaram em exposição na escola para divulgação por toda a comunidade escolar.
  A BE irá participar com esta fotografia final no concurso da Semana da Leitura.

Papá Siriruía pelas escolas do 1.º ciclo

 

Márcia Fernandes continuou a apresentar a sua obra: Papá Siriruía por outras Escolas do Agrupamento. Desta vez realizou uma sessão na EB de Ganfei, outra na EB de Valença para as turmas do 4.º ano e duas sessões na EB de Passos.
Os alunos ouviram a história e foi com interesse que partilharam alguns momentos de proximidade com a jovem autora colocando todas as suas curiosidades.

Sessões de leitura da obra: Papá Siriruía

 

   Decorreram nas bibliotecas escolares das E B de Friestas e Valença sessões de leitura da obra: Papá Siriruía realizadas pela autora e ilustradora Márcia Fernandes, uma jovem e talentosa escritora, natural do nosso concelho.
-Só mais uma história... Vá lá, papá! - pediu a Madalena. Ela adorava as histórias do papá, faziam-na viajar, imaginar e inventar coisas lindas.
-Acho que encontrei a história de um siriruía.
A Madalena abriu muito os olhos e fez um grande silêncio para ouvir o papá.

Sessões de leitura com Pedro Seromenho

 

O escritor e ilustrador Pedro Seromenho voltou à Biblioteca Escolar da EB de Valença para mais duas sessões de leitura com os alunos do 1.º, 2.º e 3.º ano.
Foi aos 30 anos que este autor lançou o seu 1.º livro Nascente de Tinta e desde então nunca mais parou, estando para breve a publicação do seu 12.º livro A cidade que queria viver no campo

Sessões de leitura com Pedro Seromenho

O escritor e ilustrador Pedro Seromenho esteve presente na Biblioteca Escolar da E.B. de Valença para duas sessões de leitura com os alunos do 3.º e 4.º anos e na Biblioteca da E.B. de Friestas para mais uma sessão com todos os alunos do 1.º ciclo.
Economista de formação, Pedro Seromenho despertou há cerca de dez  anos para a escrita e para a ilustração de livros e possui atualmente uma vasta obra.
Pedro Seromenho afirmou que os livros tem sempre duas histórias, uma através das palavras e outra através das imagens.

Pordata – Base de Dados Portugal Contemporâneo

Na Pordata, encontram-se milhares de estatísticas e indicadores sobre os mais diversos aspetos da realidade portuguesa. O utilizador pode efetuar uma busca por palavra-chave ou aceder por etapas, o que permite visualizar várias possibilidades e selecionar o que se pretende. É possível executar consultas avançadas, efetuar cálculos e criar indicadores. Esta informação é útil na promoção da literacia estatística, incentivando os alunos a analisar e a interpretar dados estatisticamente, de modo a avaliar criticamente a informação utilizada na vida diária.

Relatório sobre literacia na UE

O relatório sobre o estado da literacia na União Europeia apresentado em Portugal, na VI Conferência do PNL, tem agora uma síntese em língua portuguesa.
O relatório surgiu na sequência dos últimos resultados do Programa PISA e enquadra-se no contexto da estratégia Europa 2020 da UE, para cuja concretização, a literacia constitui uma questão chave.

Páginas

Subscribe to RSS - Biblioteca Escolar