PES

Projeto de Educação para a Saúde (PES)

Peça de teatro "Deixemos o Sexo em Paz"

         

          No dia 24 de abril, as turmas de 10º ano, o 11º A, o 11º D e o 11º E, acompanhadas pelos respetivos professores, deslocaram-se ao polo universitário da ESCE para assistir à exibição da peça de teatro “Deixemos o sexo em paz” pela Companhia de teatro Maria Paulos.

            Esta atividade insere-se no âmbito do PES, e teve como objetivos apoiar atividades direcionadas para a promoção da saúde e da educação sexual e afetiva e favorecer o acesso a contextos culturais e artísticos diversificados.

Comportamentos de risco associados à sexualidade

           No passado dia 21 de abril, tivemos o prazer de receber na escola sede do agrupamento uma equipa de médicos psiquiatras da ULSAM, que se deslocaram aqui para debater com os alunos do ensino profissional do 10º e 11º anos os comportamentos de risco associados à sexualidade, nomeadamente, aqueles comportamentos que se enquadram num contexto de violência.

            Esta atividade insere-se no PAA no âmbito do PES, e tem como objetivos principais fazer a prevenção primária da violência no namoro e fomentar a saúde e a aquisição de conhecimentos para comportamentos conducentes a uma sexualidade saudável e responsável.

Mass Training

No dia 19 de abril, primeiro dia de aulas do 3º período, uma equipa constituída por oito formadores do INEM deslocou-se à escola sede com o objetivo de ministrar uma formação em Suporte Básico de Vida aos alunos do 9º ano. Esta atividade insere-se no PAA no âmbito do programa curricular da disciplina de Ciências Naturais e também no âmbito do PES.

Os alunos tiveram a oportunidade de assistir a uma pequena exposição teórica, na qual ficaram a conhecer melhor os meios à disposição do INEM, a cadeia de sobrevivência e a importância de cada um dos seus elos. Mas, sobretudo, os alunos foram sensibilizados para a necessidade de conhecerem e se familiarizarem com os procedimentos do SBV, pois, para uma vítima em paragem cardiorrespiratória, ser sujeita a manobras de reanimação enquanto espera a chegada do INEM aumenta muito a sua probabilidade de sobrevivência.

Carta a Pais e Encarregados de Educação

           Quem está acostumado a navegar na internet, sabe que por lá se pode encontrar um pouco de tudo: coisas com pouco ou nenhum interesse (muitas), coisas mais ou menos interessantes e coisas realmente interessantes (destas, muito menos).

            No entanto, esta semana, a equipa PES deparou-se com um texto na internet que, por ser tão pertinente e oportuno, despertou-nos o interesse e decidimos partilha-lo com todos os utilizadores do portal, para que todos pudéssemos refletir sobre o tema.

            Trata-se de uma carta a Mães, Pais e Encarregados de Educação em geral.

             É da autoria de Paulo, SJ e foi publicada no blog o.insecto, no dia 12 de dezembro de 2016.

            Passamos a reproduzir textualmente a carta, apelando mais uma vez à reflexão sobre o tema, agora que temos as avaliações do 1º período aí à porta:

Concurso Ementas Saudáveis

 

Para comemoração do Dia Mundial da Alimentação, foi realizado um concurso de ementas saudáveis ao nível do 6ºano de escolaridade, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais e do projeto PES.

A ementa vencedora (em anexo) pertence a um grupo de aluno do 6ºA, constituido pelos aluno, Ana Beatriz Serra, Maria Miguel Pereira, Marta Sousa e Samuel Sousa. Esta ementa será confecionada e servida na cantina da escola sede, no dia 29 de novembro.

Parabéns aos vencedores!

Dia Mundial da Luta Contra a Sida

No dia 02 de dezembro de 2016, pelas 21h15, no Auditório da Escola Superior de Ciências Políticas do IPVC em Valença, irá decorrer um espetáculo que conjuga a música, expressão corporal, dança e imagem com o intuito de suscitar reflexão acerca da arte enquanto estratégia educativa de excelência no âmbito da promoção da saúde e da prevenção da infeção por VIH e outras IST.

Esta iniciativa do Centro de Atendimento Psicossocial VIH/SIDA (CAPS VIH/SIDA) do GAF conta com a colaboração do Município de Valença, do Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho, da Academia de Música             Fortaleza do Minho, da UCC de Valença e da ADEIXA Dance School.

 

Juntos em Espetáculo pela prevenção de Infeções sexualmente transmissíveis

TEATRO, MÚSICA E DANÇA

 

Entrada: 2€

Fundos revertem a favor do Gabinete de Atendimento à Família

 

Contamos com a sua presença. Venha divertir-se e contribua para uma causa!

Comemoração do dia mundial da Alimentação - Lanche da manhã saudável

   

    Realizou-se no passado dia 14 de outubro, no polivalente da escola sede do Agrupamento, a atividade “Lanche da manhã saudável”, no âmbito do Projeto de Educação para a Saúde (PES).

   Esta atividade teve como principais objetivos comemorar o dia mundial da Alimentação, alertar a comunidade escolar para a necessidade de escolher alimentos saudáveis e sustentáveis, fomentar o espírito de equipa e de cooperação e ainda reforçar os laços afetivos entre alunos, professores e funcionários.

Consumer talks - Sabes o que estás a comer?

 

    No âmbito do Projeto de Educação para a Saúde (PES), no passado dia 13 de outubro uma equipa regional da DECO, constituída pela Ana Sofia Aguiar, responsável pelo gabinete das novas iniciativas e pela nutricionista Ana Isabel, deslocou-se à escola sede do Agrupamento com o objetivo de ministrar uma formação sob o tema “Sabes o que estás a comer?”. O público-alvo desta formação foram as turmas 9º F, 10º E, 11º D e 12º D, todos alunos de cursos vocacionais/profissionais.

Subscribe to RSS - PES