Ainda acerca do Zé Pedro

Escola: 

Ano Letivo: 

No fim-de-semana anterior fomos surpreendidos com a triste notícia da morte do Zé Pedro, fundador da banda rock portuguesa “Xutos e Pontapés”.

O Zé Pedro deixou um legado inegável para a música e para a cultura portuguesa. No entanto, menos conhecido, foi o papel do músico na sensibilização e prevenção do consumo de substâncias aditivas, particularmente junto dos jovens. Tendo um passado ligado ao consumo de drogas e de álcool, que nunca escondeu, usou a sua experiência pessoal para sensibilizar centenas de jovens em todo o país.

A equipa PES deixa aqui esta pequena reflexão do músico, para ser lida e ponderada por todos:

 “Abusei muito. Foi a fase do sexo, drogas e rock’n’roll. Aproveitei bem este lema e acabei por pagar a fatura da pior maneira. Não sinto rancor com o meu passado. Vivi o que vivi. Claro que temos de assumir as consequências dos nossos atos, assumir as escolhas que fazemos.

Os jovens devem ter uma personalidade cada vez mais forte para dizer não às tentações e não se deixar levar pelo princípio que tem que se experimentar tudo na vida. Isso não é verdade. Há que saber selecionar os amigos e as atividades que nos fazem bem.”