Ponte nas Ondas... do mar de Vigo

Escola: 

Período: 

Ano Letivo: 

Ponte nas Ondas… do mar de Vigo

No passado dia 16 de novembro, os alunos do 10º A, acompanhados pela sua professora de Português Maria José Sá, participaram no programa “radiovisual” RETRANSMITINDO O VINDEL, que decorreu no Museo do Mar de Galicia, em Vigo. Inserido no âmbito do Dia Internacional do Património, este programa celebrou a poesia medieval galego-portuguesa, em particular as cantigas d’amigo, revividas através do Pergaminho de Vindel – documento de valor histórico, literário e musical incalculável, copiado no final do século XIII ou começo do XIV e que contém as sete cantigas d’amigo de Martim Codax, com notação musical incluída em seis.

O programa foi realizado pelos nossos alunos, conjuntamente com um grupo de alunos galegos do Instituto de Ensino Secundário Terra de Turonio, de Gondomar, Pontevedra. Foram orientados por Santiago Veloso, presidente da Associação Ponte nas Ondas.

No programa participaram o diretor do Museo do Mar de Galicia, Vicente Caramés; Cipriano Jiménez, do grupo Pertenza, entidade responsável pelos contactos com a Morgan Library de Nova York, proprietária do pergaminho desde 1977; Camiño Noia, professora da Universidade de Vigo, especialista em literatura oral e investigadora sobre a tradição oral galego-portuguesa; e o professor Xosé Henrique Costas, que apresentou o projeto de tradução das cantigas de Martim Codax em 55 idiomas.

O programa contou também com a participação do dueto Os Primordiais que apresentou música tradicional e referiu a importância da música na transmissão da literatura oral.

O programa está disponível nos sítios www.pontenasondas.org e www.escolasnasondas.com.