Peça de teatro "Deixemos o Sexo em Paz"

Escola: 

Período: 

Ano Letivo: 

         

          No dia 24 de abril, as turmas de 10º ano, o 11º A, o 11º D e o 11º E, acompanhadas pelos respetivos professores, deslocaram-se ao polo universitário da ESCE para assistir à exibição da peça de teatro “Deixemos o sexo em paz” pela Companhia de teatro Maria Paulos.

            Esta atividade insere-se no âmbito do PES, e teve como objetivos apoiar atividades direcionadas para a promoção da saúde e da educação sexual e afetiva e favorecer o acesso a contextos culturais e artísticos diversificados.

            A peça “Deixemos o Sexo em Paz” foi escrita pelo prémio Nobel Dário Fo. A partir deste texto, a Companhia de Teatro Maria Paulos encenou um espetáculo em tom de comédia, profundamente didático, que tem alcançado imenso êxito junto do público em geral e estudantil, e que tem levado à cena ao longo de nove anos por todo o país. Trata-se de um divertidíssimo monólogo onde, a brincar, se trata muito a sério dos assuntos do sexo que ainda são tabu. Focando as RELAÇÕES HUMANAS e AFETIVAS em que os SENTIMENTOS, a AMIZADE, o RESPEITO e o AMOR são fundamentais, esta peça aborda em tom de comédia questões polémicas relacionadas com a sexualidade, tais como a menstruação, a primeira vez, a virgindade, o aborto, o prazer e o orgasmo, inseguranças femininas e masculinas, entre outras.

            Ao longo de sensivelmente uma hora, o público presente riu muito, mas também refletiu um pouco sobre as temáticas que foram apresentadas.

            Um agradecimento à ESCE que nos facultou o espaço e à autarquia por ter suportado os custos inerentes à apresentação da peça.

A equipa PES