Mass Training

Escola: 

Período: 

Ano Letivo: 

No dia 19 de abril, primeiro dia de aulas do 3º período, uma equipa constituída por oito formadores do INEM deslocou-se à escola sede com o objetivo de ministrar uma formação em Suporte Básico de Vida aos alunos do 9º ano. Esta atividade insere-se no PAA no âmbito do programa curricular da disciplina de Ciências Naturais e também no âmbito do PES.

Os alunos tiveram a oportunidade de assistir a uma pequena exposição teórica, na qual ficaram a conhecer melhor os meios à disposição do INEM, a cadeia de sobrevivência e a importância de cada um dos seus elos. Mas, sobretudo, os alunos foram sensibilizados para a necessidade de conhecerem e se familiarizarem com os procedimentos do SBV, pois, para uma vítima em paragem cardiorrespiratória, ser sujeita a manobras de reanimação enquanto espera a chegada do INEM aumenta muito a sua probabilidade de sobrevivência.

No final da apresentação teórica, os oradores fizeram também uma demonstração prática de SBV, após a qual os alunos se dirigiram ao polivalente da escola onde, divididos em grupos de 6 a 7 formandos, e orientados por um técnico do INEM, puderam treinar as manobras de reanimação do SBV, a Posição Lateral de Segurança e ainda a prática de Obstrução da Via Aérea.

Resta-nos agradecer à equipa de formadores, que se disponibilizou a estar aqui de forma voluntária e gratuita, mas também aos professores que acompanharam as turmas.

Por fim, uma palavra de louvor aos alunos pela sua postura correta em todas as etapas da formação.