Comemoração do dia mundial da Alimentação - Lanche da manhã saudável

Escola: 

Período: 

Ano Letivo: 

   

    Realizou-se no passado dia 14 de outubro, no polivalente da escola sede do Agrupamento, a atividade “Lanche da manhã saudável”, no âmbito do Projeto de Educação para a Saúde (PES).

   Esta atividade teve como principais objetivos comemorar o dia mundial da Alimentação, alertar a comunidade escolar para a necessidade de escolher alimentos saudáveis e sustentáveis, fomentar o espírito de equipa e de cooperação e ainda reforçar os laços afetivos entre alunos, professores e funcionários.

Para a concretização da atividade, as docentes Cristina Fernandes e Glória Rodrigues começaram, na véspera, por decorar o espaço do polivalente com uma montagem alusiva aos frutos e legumes da época, com a ajuda de algumas alunas do 6º B. No dia 14, pelas 8h30min, os alunos das turmas A e B do 6º ano reuniram-se no polivalente, sob a orientação das duas professoras,  pois o trabalho a fazer era muito para garantir que no intervalo seguinte o lanche estaria pronto.

Assim, organizaram-se equipas para espremer as laranjas, preparar a massa das panquecas e fritar as mesmas. Foram também escalados alunos(as) para distribuir o lanche pelos interessados, encarregando-se de colocar nas panquecas as respetivas guarnições, a saber, iogurte natural, mel, doce de tomate e geleia de marmelo. Foram ainda oferecidas uvas da região.

A afluência ao lanche foi elevada, refletindo o sucesso da iniciativa. Quem provou, gostou, alguns quiseram mesmo repetir, e dado o elevado número de pedidos da receita, aqui segue a mesma (com as quantidades referidas fazem-se, em média, 40 mini-panquecas):

Mini panquecas integrais

Ingredientes:

- 200 g de farinha integral; 200 g de farinha de aveia; 4 colheres de chá de açúcar; 1 colher de chá de fermento; 3 colheres de chá de canela; 4 ovos; 5 colheres de chá de manteiga amolecida; 400 mL de leite.

Preparação:

- Numa tigela misturar bem os ingredientes secos (farinha integral, aveia, açúcar, canela e fermento);

- Noutra tigela bater os ovos inteiros;

- Derreter a manteiga em cerca de 100 ml do leite quente;

- Quando a manteiga estiver completamente derretida, arrefecer um pouco a mistura, juntar com o restante leite e juntar tudo aos ovos batidos;

- Adicionar os ingredientes húmidos aos secos, batendo bem para homogeneizar;

- Numa frigideira antiaderente bem quente, fritar pequenas porções de massa sem deixar queimar;

- Servir acompanhado de iogurte (natural) com mel ou compota de frutos.

                Resta agradecer a todos os que contribuíram para que a atividade pudesse ser realizada, nomeadamente, à direção da escola, às funcionárias do ASE, às assistentes operacionais e, por fim, mas não menos importante, aos alunos do 6º A e do 6º B que se empenharam e colaboraram exemplarmente na iniciativa.